BENÊ GOMES
Volkswagen T-Cross ganha versão Extreme
Novidade herda assinatura das picapes Amarok V6 e Saveiro

A VW aproveitou sua participação na feira ExpoLondrina, realizada entre os dias 4 e 13 de abril, em Londrina (PR), para apresentar uma inédita versão do SUV T-Cross, a Extreme, que herda a proposta das picapes Amarok V6 e Saveiro. Esta é a primeira vez que um SUV da marca recebe a assinatura Extreme, que traz uma série de exclusividades com foco na proposta aventureira. A Extreme é baseada na versão Highline, portanto, é equipada com o motor 1.4 turboflex de 150 cavalos e câmbio automático de seis marchas, e passa a ser mais uma opção topo da linha T-Cross e com outro ineditismo: será o primeiro modelo produzido em série no Brasil a receber uma cor fosca.
Baseada no cinza-oliver, também herdada das picapes, o tom de verde acinzentado trará opção de verniz fosco. Segundo a VW, apesar de parecer simples, o verniz de baixo brilho, como é chamado tecnicamente, demanda um cuidado maior na aplicação para que seja homogêneo e consiga reduzir corretamente a refração da luz. Na nova cor aplicada ao T-Cross, apenas entre 20% e 25% da luz é refletida. Em comparação a uma pintura metálica convencional, tem 100% de refração de luz, dando o brilho e cor que já conhecemos. A cor cinza-oliver fosco será limitada a 1.700 unidades, todas exclusivas para versão Extreme.
Além da pintura, do lado de fora do T-Cross Extreme traz maçaneta e retrovisores no tom preto-ninja acompanhados por detalhes em laranja aplicados no para-choque dianteiro e no emblema Extreme nas laterais. As rodas de 17 polegadas escurecidas têm novo desenho, e a coluna C conta com um “badge” exclusivo. Outra novidade, essa válida para a linha 2026 das duas versões topo, Extreme e Highline, é o “light strip” na grade dianteira conectando os faróis, marca registrada da assinatura de iluminação da VW.
Por dentro, os bancos contam com revestimento com costura laranja e o nome Extreme aplicado nos encostos. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas agora acompanha a nova central multimídia VW Play Connect. Assim como a versão Highline, o T-Cross Extreme sai de fábrica com câmera de ré, seis airbags, faróis e lanternas em led, controle de velocidade adaptativo, entre outros, e pode ser equipado com os recursos de assistência à condução do pacote ADAS, que é opcional.
O Novo T-Cross Extreme já está disponível para pedidos em toda a rede de concessionárias da marca e com uma paleta de cinco cores: branco-puro e preto-ninja (sólidas), cinza-platinum (metálica), mais as duas cores exclusivas da versão, cinza-ascot e cinza-oliver, oferecida em fosco e metálico. No caso da pintura cinza-oliver fosco, o teto acompanha a cor da carroceria do veículo e, a partir dos modelos 2026, a opção de teto preto torna-se exclusiva para a versão Extreme.
Galeria
Confira a galeria de fotos