Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 4 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Receitas com arroz

O asiático arroz

03 de Dezembro de 2022 às 00:01
(Crédito: Divulgação)

A seleção brasileira de futebol vai enfrentar a Coreia do Sul na Copa do Mundo. Caso vença, poderá pegar outra equipe asiática, o Japão. E é daquele lado do mundo que vem a matéria prima para nossas receitas de hoje, o arroz. Esses grãozinhos vem de uma planta da família das gramíneas. Alimenta mais da metade da população humana do mundo, sendo a terceira maior cultura cereal do mundo, atrás apenas do trigo e do milho. É rico em hidratos de carbono. Veja dois modos de prepará-lo.

Arroz Segredo

  - DIVULGAÇÃO
(crédito: DIVULGAÇÃO)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de arroz cru
4 xícaras (chá) de água fervente (800 ml)
2 sachês de tempero
2 pitadas de sal
3 ovos batidos
2 colheres (sopa) de salsa picada
1 lata de milho verde, escorrido
100 g de presunto cortado em cubinhos
100 g de muçarela, em cubinhos

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque a margarina e leve ao fogo para derreter. Junte o arroz e refogue até envolvê-lo bem. Acrescente a água, os tabletes ou sachês de tempero o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 15 minutos, ou até que o arroz esteja ‘al dente‘ e que toda a água seque. Retire do fogo, transfira o arroz para uma tigela grande, junte o ovo, a salsa, o milho, o presunto e a muçarela, e misture bem. Transfira para um refratário, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus centígrados), preaquecido, por 5 minutos, ou até que a muçarela derreta. Retire do forno e sirva em seguida.

Arroz gratinado

  - Arquivo
(crédito: Arquivo)

Ingredientes

1 colher (sopa) de cebola
1 dente de alho espremido
2 colheres (sopa) de óleo
1 cubinho de caldo de legumes ou galinha
1 xícara (chá) de pimentão vermelho em cubinhos
½ xícara (chá) de azeitonas picadas
1 xícara (chá) de abobrinha em cubinhos
3 xícaras (chá) de arroz branco cozido
4 ovos
1 colher (sopa) de salsa picada
½ xícara (chá) de leite
50 g de queijo prato ralado
Margarina para untar

Modo de Preparo

Doure a cebola e o alho no óleo e acrescente o caldo de galinha esfarelado. Junte o pimentão, a azeitona e a abobrinha e refogue por dois minutos. Retire do fogo, agregue o arroz cozido e espalhe tudo em travessa untada com margarina. Bata os ovos, acrescente a salsa e o leite e distribua sobre o arroz. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno alto preaquecido (220º C) até que o ovo esteja cozido e o queijo, gratinado. Aguarde 10 minutos para servir.

Galeria

Confira a galeria de fotos