Inauguração
Estado de São Paulo ganha espaço cultural com nova sala de eventos

Como parte das celebrações pelo aniversário de São Paulo, comemorado no último sábado (25), o Complexo Cultural Júlio Prestes inaugurou novo espaço dedicado à cultura. A Estação CCR das Artes é um novo equipamento cultural do Estado de São Paulo, com sala para espetáculos e eventos funcionando dentro do complexo, que já inclui a Sala São Paulo.
Com capacidade para receber 543 pessoas, a sala de espetáculos é fruto de uma parceria da Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) com o governo de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, o Instituto CCR participa da parceria por meio da Lei Rouanet.
“O projeto da Estação CCR das Artes demonstra como a colaboração entre poder público, organizações culturais e iniciativa privada é fundamental para impulsionar a cultura. Parcerias como essa são essenciais para ampliar o acesso à cultura, oferecendo espaços de qualidade para a população e promovendo um impacto positivo tanto cultural quanto econômico”, disse Marília Morton, secretária estadual da Cultura.
A Estação CCR das Artes ocupará o antigo concourse (saguão) da Estação Júlio Prestes, que ainda preserva sua arquitetura original, com vitrais coloridos da tradicional Casa Conrado e três imponentes lustres. O projeto arquitetônico do novo equipamento cultural da cidade é do escritório Dupré Arquitetura.
“A Estação CCR das Artes, localizada no Complexo Cultural Júlio Prestes, no centro de São Paulo, é uma nova sala de espetáculos e eventos que integra mobilidade urbana e cultura. Idealizada como ponto de convergência entre o cotidiano de milhões de pessoas e o acesso à arte, a estação tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, formar novas plateias e ampliar o alcance de diversas manifestações artísticas”, disse Renata Ruggiero, presidente do Instituto CCR.
Ao longo do ano, o espaço receberá diferentes expressões artísticas, além de atividades educacionais e socioculturais. A Estação CCR das Artes terá programação diversificada que contempla música clássica e popular, dança, teatro, literatura, cinema e iniciativas educacionais. Com estrutura flexível, o espaço foi projetado para atender diferentes formatos de espetáculos e eventos, contando com uma plateia de até 543 pessoas e um palco de 160 m², ambos modulares. Além disso, a programação será elaborada para tornar a cultura mais acessível e inclusiva, com ingressos disponíveis pelo site da Sala São Paulo. (Da Redação, com informações da Agencia SP)