Acolhimento
Deportados dos EUA para o Brasil terão posto humanitário em Confins

O governo federal anunciou na terça-feira (28) que vai montar um posto de acolhimento humanitário para receber os brasileiros deportados dos Estados Unidos. A unidade vai funcionar no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que é o terminal para onde os voos fretados pelo governo norte-americano estão sendo destinados ao longo dos últimos anos.
A mobilização do governo ocorre dias após um voo de deportação com 88 brasileiros, oriundo dos EUA, sob gestão de Donald Trump, ter sofrido uma série de problemas, com passageiros algemados o tempo inteiro, relatos de agressões por parte dos agentes americanos, privação de comida e de acesso a banheiro, além de problemas técnicos que prejudicaram o funcionamento do ar-condicionado e obrigaram a aeronave a fazer paradas não previstas.
Em média, ocorrem de 12 a 14 voos de deportação de brasileiros dos Estados Unidos por ano, de acordo com o próprio governo federal.
Segundo informações da Polícia Federal, divulgadas pela imprensa desde o incidente de sábado, mais de 7 mil brasileiros foram deportados dos EUA desde 2020. (Agência Brasil)
2020: 1.138 brasileiros deportados
2021: 2.188 brasileiros deportados
2022: 1.423 brasileiros deportados
2023: 1.240 brasileiros deportados
2024: 1.648 brasileiros deportados