Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Rota lança manual de patrulhamento tático no combate ao crime organizado

Documento servirá como parâmetro para todas as unidades no Estado de São Paulo

04 de Dezembro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Coronel Cássio durante solenidade na Câmara:
Coronel Cássio durante solenidade na Câmara: "É um trabalho de inteligência muito forte" (Crédito: DIVULGAÇÃO / CÂMARA DE SOROCABA)

O modelo operacional adotado pela Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) ao longo de sua história centenária será padronizado e difundido para as demais tropas da Polícia Militar que atuam em São Paulo.

O documento, baseado nos conhecimentos do batalhão de elite da PM, servirá como parâmetro para todas as unidades que realizam o serviço de patrulhamento tático no Estado.

O anúncio foi realizado no início desta semana pelo comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas, durante o aniversário de 133 anos do Batalhão Tobias de Aguiar, sediado no bairro da Luz, Centro da capital paulista.

Para ele, o novo manual de patrulhamento tático da Rota é mais um importante passo no combate ao crime organizado no Estado de São Paulo. “Esse manual já existe há muitos anos, mas agora vem sendo aperfeiçoado”, diz. “Qualquer instrutor de polícia estuda o manual da Rota. É uma cultura profissional boa para todos e o cidadão vai ver esse progresso nas ruas.”

Entre as diretrizes do documento estão as aplicações das táticas mais modernas que existem no mundo, aulas de patrulhamento orientado aos resultados para atender pessoas em regiões mais críticas, além da modernização de armas e equipamentos de comunicação. “É um trabalho de inteligência muito forte”, completa o coronel.

Crime organizado

Em outubro, a Rota também apresentou a nova atualização da diretriz de combate ao crime organizado. Entre as ações propostas estão a análise e o planejamento operacional específico, bem como o fornecimento de cursos, estágios e atividades de ensino voltadas à capacitação do efetivo.

O batalhão especializado da PM também gerenciou cursos de operações de inteligência no ambiente cibernético e de inteligência financeira ao longo do ano. Mais de sete mil alunos foram treinados pela Rota somente até dezembro. O batalhão, atualmente, é comandado pelo tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi. (Agência SP)