Previsão do tempo
Chuvas devem continuar em Sorocaba e região no fim de semana
Por causa da previsão de pancadas, a Defesa Civil estendeu o alerta de temporais para todo o Estado até domingo (2)

O fim de semana deve continuar chuvoso na região de Sorocaba, que, desde terça-feira (28), sofre com os transtornos causados pelo grande volume pluviométrico. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Sorocaba começará a cair a partir desta sexta-feira (31) e deverá se manter assim até segunda-feira (3), com máximas de 26°C e mínimas de 21°C. Já na noite desta quinta-feira (30), chuvas isoladas também devem ser registradas.
No final de semana, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nesse cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou na quarta-feira (29) o alerta de temporais para todo o Estado até o domingo (2). A chuvas pode variar de moderadas a intensas no período.
Segundo o órgão estadual, a manutenção do alerta é uma medida preventiva devido às chuvas constantes e volumosas, que apresentam elevado risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do Estado. Nos últimos três dias, choveu mais de 99 milímetros; só no final da tarde de terça-feira (28), as estações pluviométricas registraram 70 mm, o que causou alagamentos em diversos pontos da cidade.
Votorantim deve registrar mínimas de 19°C e máximas de 25°C, segundo o Inmet. Assim como em Sorocaba, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com céu nublado. A cidade, que também sofreu com quedas de árvores e alguns pontos de alagamento, mantém-se no alerta laranja de chuvas intensas da Defesa Civil.
Para Alumínio, Itu, Salto e Mairinque, a mínima esperada está entre 19°C e 21°C, enquanto a máxima pode chegar a 27°C. Essas cidades também têm previsão de chuvas isoladas e permanecem sob aviso da Defesa Civil.
Alerta
Com a prorrogação do alerta, aD Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. Uma das principais orientações é evitar transitar por locais alagados. Outras ações que podem ajudar a minimizar os impactos incluem monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo, manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes e buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
Além disso, as fortes chuvas podem impactar o tráfego, a infraestrutura e a segurança da população em todo o Estado. Autoridades estaduais e municipais permanecem em estado de alerta e monitoramento 24 horas por dia para atuar em situações emergenciais. A Defesa Civil orienta os moradores a acompanhar atualizações climáticas por meio de fontes oficiais e a adotar todas as medidas de precaução necessárias. Alertas de temporais são enviados a todos os telefones celulares pelo órgão estadual.