Educação
Prefeitura contrata creches privadas para atender à demanda do município
Valores dos contratos, com vigência de dois anos, variam de R$ 2 a 5 milhões

A Prefeitura de Sorocaba contratou nove instituições privadas da cidade para conceder vagas de creches, em período integral, a crianças de zero a três anos. Os termos de colaboração foram publicados, na quarta-feira (29), no Jornal do Município. A publicação, assinada pela Secretaria da Educação (Sedu), traz que os contratos têm vigência de dois anos — vencimentos em janeiro de 2027 — e que os valores variam entre R$ 2 milhões a 5 milhões.
Em 28 de dezembro do ano passado, em entrevista ao Cruzeiro do Sul, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) adiantou que abriria um chamamento público com a intenção de contratar vagas de escolas particulares para as crianças que não são atendidas pelo município.
A prefeitura, por sua vez, não informa o número de vagas que estarão à disposição. Alega que serão preenchidas de acordo com as matrículas realizadas no Cadastro Municipal Unificado — pelo site https://abre.ai/vagascreche2025 ou presencialmente nas unidades das Casas do Cidadão —, a partir da vigência inicial do Termo de Colaboração.
Também explica que “a vigência do acordo com as unidades será de 24 meses, contados a partir da assinatura do Termo de Colaboração, podendo ser prorrogada por períodos iguais ou inferiores, sempre de acordo com o período do ano no qual são desenvolvidas as atividades escolares efetivas a critério da prefeitura, até o limite de 60 meses”.
182 vagas
A Organização da Sociedade Civil Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba confirma que o acordo foi formalmente assinado na quarta-feira (29) e que vai oferecer 182 vagas para crianças de 1 a 3 anos. A direção da unidade também conta que passa por vistorias periódicas, realizadas por técnicos da Secretaria da Educação, para atestar a plena capacidade para receber os alunos.
Já a Sociedade Civil Associação Beneficente Creche Menino Jesus informa que cem vagas serão ofertadas na unidade pelo contrato firmado com a prefeitura. Alega ainda que está em condições de atender as crianças e que, para tanto, não foi necessário realizar ampliações no imóvel.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com as demais entidades que farão parte do acordo com a prefeitura, mas não obteve retorno.
AS CONTRATADAS
- Centro Educacional Apascentai de Ação Social CEAAS
Vigência inicial: 21/01/2025
- Associação Batista
de Assistência
e Apoio à Comunidade ABAAC
Vigência inicial: 27/01/2025
- Be Happy Associação Educacional de Sorocaba
Vigência inicial: 21/01/2025
- Educandário Santo Agostinho
Vigência inicial: 27/01/2025
- Creche Deus Menino
Vigência inicial: 27/01/2025
- Obra Para Assistência à Infância OPAI (Nossa Senhora Imaculada)
Vigência inicial: 27/01/2025
- Obra Para Assistência à Infância OPAI (Sagrada Família)
Vigência inicial: 27/01/2025
- Casa das Mães e das Crianças de Sorocaba
Vigência inicial: 27/01/2025
- Creche Menino Jesus
Vigência inicial 21/01/2025