Negociação
Servidores municipais terão reajuste salarial de 4,83%
Categoria receberá mais 2,17% de aumento a partir de junho

Servidores públicos municipais terão um reajuste de 4,83% no salário, a ser pago retroativamente desde 1º de janeiro de 2025, com previsão de pagamento para este mês de março. O aumento previsto no projeto de lei nº 174/2025, de autoria do Executivo, foi aprovado na sessão extraordinária da Câmara de Sorocaba na quinta-feira (27).
O reajuste para os servidores públicos municipais ocorreu a partir de negociações com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS). Além dos 4,83%, a título de reposição salarial, a categoria terá mais 2,17% de aumento a partir de junho.
Segundo a professora Ana Melo, presidente do SSPMS, a entidade enfrentou uma dura negociação com o governo municipal. “Acreditamos que isso se deu muito por conta da popularidade elevada (do governo). Nossa pauta era muito maior do que a obtida. Pedíamos por aumento real de 3%, vale nutricional para todos os aposentados, vale alimentação no duplo vínculo, entre outros apontamentos. Mas, novamente, o governo estava muito intransigente em nossa pauta. Chegamos ao acordo que conseguimos com muita luta. Não saímos completamente satisfeitos, porque merecemos e gostaríamos de um maior aumento real, no entanto, entendemos que avançamos e o retorno que temos é desse mesmo sentimento das servidoras e servidores”, explica a professora.
O vereador Raul Marcelo (PSOL), durante a sessão extraordinária, explicou a importância de valorizar o servidor público para a construção de um estado de bem-estar social. Ele destacou o aumento da arrecadação do município e lembrou que a reposição aos servidores que ele apresentou em emenda, de 3%, retroativa ao mês de janeiro, tem um impacto menor ao cofre da prefeitura do que os cargos criados pelo Executivo no início do ano.
O vereador João Donizeti (União), líder do governo na Câmara, destacou que os benefícios oferecidos aos servidores passaram pela negociação e aprovação do sindicato. (Da Redação)