Zeladoria
Prefeitura atrasa conclusão dos serviços de trocas de lâmpadas

A Prefeitura de Sorocaba iniciou, em março de 2024, a substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de led na cidade e a previsão era de que o serviço fosse finalizado um ano depois, mas até agora nada. Na primeira semana de março deste ano, o Cruzeiro do Sul trouxe a notícia de que as lâmpadas haviam sido instaladas, até então, em 260 bairros. Entre eles estão Vila Hortência, Alto da Boa Vista, Jardim Santa Marina I, Jardim Zulmira e Parque Vitória Régia.
Por sua vez, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) alega que, até o momento, 32,6 mil luminárias de led foram instaladas no município e que faltam 30 mil para serem trocadas, conforme a programação da demanda pré-determinada ou a necessidade emergencial.
A Prefeitura de Sorocaba, então, foi questionada sobre o tempo que o serviço levará para ser finalizado e em quais bairros, mas não respondeu às perguntas até a publicação desta matéria. O espaço no Cruzeiro segue aberto às manifestações do Poder Público.
Para executar o serviço de substituição da iluminação, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), assinou em 2023 um empréstimo de R$ 62,2 milhões junto ao Banco do Brasil.
A diferença
O engenheiro elétrico Vanderlei Santos, 57 anos, explica que as lâmpadas fluorescentes de 100 watts produzem 600 lúmens. Já as de led, acrescenta, produzem a mesma quantidade com apenas cinco watts. Sendo assim, são muito mais econômicas. (Da Redação)