Trânsito
Meio milhão de veículos circulam em Sorocaba
Há quase um automóvel por morador trafegando pelas ruas da cidade, aponta a Fenabrave

Sorocaba teve uma frota de 554 mil veículos rodando pelas ruas até dezembro do ano passado. As informações são compilações produzidas pelo Ministério dos Transportes. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), só nos últimos dois meses a frota de veículos aumentou mais 4.262 — passando para 558.262 —, o que dá quase um carro para cada morador da cidade.
Se considerarmos que a população de Sorocaba é de 757 mil habitantes, conforme estimativas de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os dados da Fenabrave apresentam uma alta taxa de motorização. Em janeiro do ano passado, por exemplo, eram 538 mil veículos, o que se verifica um crescimento de seis mil automóveis em 12 meses.
Os dados da Fenabrave de fevereiro e março deste ano — os mais recentes da entidade — permitem visualizar um perfil mais claro dos veículos que circulam pelos 690 bairros, 6.355 ruas e 210 avenidas do município (confira na tabela).
Sorocaba, há tempos, registra enorme fluxo de veículos em vários pontos que hoje são gargalos, como as ruas da região central (Padre Luiz e Penha), avenidas de bairros populosos, da zona norte à sul e leste à oeste (Ipanema, Antônio Carlos Comitre, São Paulo à General Carneiro), concentrações em escolas, shoppings, comércios, bem como acessos às várias rodovias que estão dentro do perímetro urbano.
Em nível nacional, ainda conforme a Fenabrave, o mercado de veículos novos encerrou março com 379.383 unidades emplacadas, o que representa crescimento de 5,4% em relação a fevereiro de 2025 e de 5,7% na comparação com março do ano passado. Com esse desempenho, o setor alcança o melhor primeiro trimestre desde 2008, acumulando mais de 1 milhão de veículos licenciados.
O resultado ganha ainda mais relevância ao se considerar o calendário de março de 2025, que contou com apenas 19 dias úteis, contra 20 dias em fevereiro e em março de 2024. A redução se deu pelo fato de o Carnaval ter ocorrido em março e não em fevereiro, como no ano passado.
O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, avalia que o crescimento dos emplacamentos de todos os segmentos, à exceção dos implementos rodoviários, mesmo com menos dias úteis, demonstra a resposta positiva do mercado, mesmo frente às incertezas econômicas. “Seguimos atentos aos desafios, mas o comportamento do consumo do setor tem se mostrado positivo”, afirma.
OS NÚMEROS
Carros novos
* 729 em fevereiro / 756 em março
Veículos comerciais leves
* 164 em fevereiro / 129 em março
Caminhões
* 24 em fevereiro / 30 em março
Carretas
* 51 em fevereiro / 39 em março
Ônibus
* Três em fevereiro / um em março?
Motocicletas
* 517 em fevereiro / 462 em março