Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho!

Gavião-caboclo

Possui a plumagem, predominantemente, ferrugínea

08 de Janeiro de 2023 às 00:01
Esse gavião gosta de ficar empoleirado em mourões de cerca ou postes em áreas agrícolas
Esse gavião gosta de ficar empoleirado em mourões de cerca ou postes em áreas agrícolas (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN/COAVES)

Nome popular: Gavião-caboclo
Nome científico: Heterospizias meridionalis (Latham, 1790)

O gavião-caboclo é um dos gaviões mais imponentes da nossa região. Gosta de ficar empoleirado em mourões de cerca ou postes em áreas agrícolas. Também é conhecido como gavião-telha ou gavião-casaca-de-couro, por conta de sua plumagem.

Possui a plumagem, predominantemente, ferrugínea. O adulto é todo marrom avermelhado (ferrugem), com detalhes negros (pequenas listras), e uma listra negra que contorna toda a borda das asas. Possui uma faixa branca na cauda, seguida por uma faixa negra na ponta, com uma faixa branca estreita terminal. As pernas e o rostro (pele nua das narinas) são amarelos. O bico é negro e os olhos marrom-avermelhados. Chega a medir em torno de 55 centímetros de comprimento.

Habita, principalmente, áreas abertas, como campos e cerrados, mas também pastagens e áreas agrícolas. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, cobras, lagartos, rãs, sapos e grandes insetos.

Pode sobrevoar áreas de queimadas e, por esse motivo, também é conhecido por gavião-fumaça. Geralmente, fica pousado em galhos próximos às chamas, aproveitando da fuga de pequenos vertebrados e insetos, tendo uma grande oferta de alimento por conta disso.

É comum ouvir o casal comunicando-se com um assovio fino, longo e melancólico, que é emitido repetidas vezes. Faz ninho utilizando galhos de árvores, forrado com folhas ou grama, geralmente localizados em locais baixos, sobre árvores baixas e isoladas ou em palmeiras.

Põe um ou dois (raramente) ovos brancos, que são incubados (chocados) por 38 dias. Os filhotes levam em torno de 45 a 50 dias para ficarem emplumados e permanecem com os pais entre quatro e sete meses.

Faça sua parte

Assim como muitas espécies rapinantes (aves de rapina), o gavião-caboclo pode ser um importante aliado no controle de roedores em áreas urbanas. Vamos proteger esse lindo e imponente gavião, incentivando os produtores rurais a manterem preservadas árvores em suas propriedades, para que ele possa ter locais para fazer seus ninhos e permanecer em nossa região.

Elaboração: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Clube Infantil de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves Kids)