Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que Planta é Essa

Ipê-roxo-bola

20 de Julho de 2024 às 21:21
Cruzeiro do Sul [email protected]
A exuberante florada da espécie que pode chegar a até 30 metros de altura
A exuberante florada da espécie que pode chegar a até 30 metros de altura (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 


Nome popular: Ipê-roxo-bola
Nome científico: Handroanthus impetiginosus
Família: Bignoniaceae


Neste último mês, quem andou pelas ruas de Sorocaba deve ter se deparado com majestosas árvores carregadas de flores rosadas ou lilases. São os belíssimos ipês-roxo-bola que inauguram a temporada das floradas dos ipês.

Os ipês são árvores que pertencem a uma mesma família: Bignoniaceae. Existem muitas espécies de ipês. Os mais conhecidos são: ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco e ipê-rosa. Cada espécie floresce em uma época do ano. O primeiro é o ipê-roxo, seguido pelo ipê-amarelo, ipê-branco e, por fim, o ipê-rosa. Uma característica marcante dessas árvores é que elas perdem as suas folhas antes de florescerem, o que destaca ainda mais sua florada.

O ipê-roxo-bola é assim chamado porque suas flores ficam agrupadas, formando cachos em forma de bola (veja na imagem ao lado). Ele é uma árvore nativa de grande porte, podendo atingir até 30 metros em algumas regiões do Brasil.

Ele também é conhecido pelo nome de pau-d’arco-roxo. Isso porque sua resistente madeira era muito utilizada para confecção de arcos, que são objetos utilizados para caça. Além disso, ele também já foi muito explorado para uso na construção civil, pois além de resistente, sua madeira tem grande durabilidade.

Sua casca também tem reconhecido uso na medicina popular por suas propriedades antibiótica, bactericida, cicatrizante, entre outras.

Quer ver um ipê-roxo-bola de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”! O ipê-roxo-bola de lá tem apenas oito anos e floresceu pela primeira vez neste ano. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada, gratuita.

Fonte: Camila Paula Alvares, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba

Galeria

Confira a galeria de fotos