Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Saguis chamam uns aos outros pelo nome

07 de Setembro de 2024 às 22:00
Estudo mostrou que os saguis, assim como os humanos, usam chamados fortes e agudos
Estudo mostrou que os saguis, assim como os humanos, usam chamados fortes e agudos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Dar nomes aos outros é considerado um conhecimento avançado entre os animais sociais, antes visto apenas em seres humanos, golfinhos e elefantes africanos. Agora, os macacos saguis entraram para esse clube exclusivo, segundo um estudo publicado na revista Science no final do mês passado.

Os pequenos primatas usam chamados fortes e agudos para atribuir uns aos outros “etiquetas vocais”, como mostra um estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém.

“Estamos muito interessados no comportamento social, porque acreditamos que foi essencialmente o que levou os humanos a serem tão especiais em comparação com outros animais”, disse o principal autor do trabalho, David Omer.

“Não corremos rápido, não voamos, não nos destacamos em nada mais além de sermos sociais, e todos os nossos feitos como sociedade são nossos feitos sociais”, assinalou.

Os saguis são animais ideais para estudar a evolução do comportamento social e a linguagem nos humanos, explicou, pois têm traços similares e vivem em pequenos grupos familiares monogâmicos de seis a oito indivíduos, que criam seus filhos de forma cooperativa.

Liderados pelo estudante de pós-graduação Guy Oren, os pesquisadores gravaram as conversas naturais entre pares de saguis separados por uma barreira visual, assim como as interações entre os micos e um sistema de informática que reproduzia chamadas pré-gravadas.

Eles descobriram que esses animais usam “chamadas phee” (vocalizações muito agudas, tão fortes quanto ferramentas elétricas) para se dirigir uns aos outros. Em particular, eram capazes de reconhecer quando tais chamadas eram dirigidas a eles e mais propensos a responder quando chamados por seu nome. (Da Redação, com informações de AFP)