Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que planta é essa?

Ipê-branco

14 de Setembro de 2024 às 22:00
Exemplar existente no Jardim Botânico de Sorocaba
Exemplar existente no Jardim Botânico de Sorocaba (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)


Em julho, a coluna “Que Planta é Essa?” destacou o majestoso ipê-roxo-bola, espécie que marcou o início da temporada das floradas dos ipês. Hoje, apresentamos o ipê-branco, cujas flores desabrocham a partir do mês de agosto e oferecem um verdadeiro espetáculo em nossa região.
O ipê-branco possui flores brancas a levemente rosadas, tão bonitas quanto passageiras, pois duram apenas de dois a cinco dias. Mesmo sendo um espetáculo curto, a beleza do ipê-branco é de tirar o fôlego! Quando floresce, a árvore perde todas as suas folhas, ficando coberta só pelas flores brancas e cheirosas.

O ipê-branco é uma árvore de médio porte, podendo ter entre sete e 15 metros de altura. Mesmo quando ele não está florido, é possível reconhecê-lo pelas suas folhas. Elas são chamadas de “folhas trifoliadas”. Isso significa que cada folha é formada por três partes menores, chamadas de “folíolos” (veja na imagem ao lado).

As folhas dos ipês-amarelos também são trifoliadas, porém, é possível diferenciar uma espécie da outra quando as tocamos. As folhas do ipê-branco são lisas e as do ipê-amarelo são ásperas.

Além de embelezar a cidade, ajudar a melhorar a qualidade do ar e fornecer sombra, o ipê-branco desempenha um papel importante no equilíbrio ecológico. Suas flores atraem muitas abelhas nativas, que são polinizadoras essenciais para a nossa flora. Além disso, suas copas oferecem abrigo para várias espécies de aves e outros pequenos animais, criando importantes refúgios para biodiversidade nas áreas urbanas.

Quer conhecer um ipê-branco de perto? Visite o Jardim Botânico de Sorocaba Irmãos Villas-Bôas e conheça os exemplares dessa espécie que estão próximos ao Palacete de Cristal.

O Jardim Botânico de Sorocaba fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações. Horário de visitação: terça a domingo, das 9h às 17h, e entrada gratuita.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) de Sorocaba

 

Nome científico: Tabebuia roseo-alba
Família: Bignoniaceae

Galeria

Confira a galeria de fotos