Saiba 7 vantagens do aparelho invisível
Uma das últimas inovações quando se trata de tratamentos ortodônticos é o aparelho invisível. Ele é uma lâmina transparente produzida a partir de um material plástico e pode substituir o aparelho ortodôntico tradicional em diversos tratamentos.
Quer saber mais sobre como cuidar do seu aparelho invisível? Continue lendo.
Como funciona o aparelho invisível?
Os alinhadores invisíveis, como também costumam ser chamados esse tipo de aparelho, são produzidos sob medida para cada paciente. É utilizado um scanner para gerar uma imagem digital das estruturas bucais da pessoa que irá utilizá-lo.
A partir dessa imagem digital, é feito um protótipo dos dentes do paciente em uma impressora 3D.
Esse protótipo é utilizado para produzir as diferentes lâminas que serão utilizadas durante as fases do tratamento.
O tratamento é progressivo e em cada fase, que costuma durar entre duas até quatro semanas, é utilizado um dos aparelhos ortodônticos invisíveis.
Essa lâmina não funciona como uma faceta dental, que é fixa, sendo os aparelhos invisíveis removíveis. Para o tratamento surtir o efeito desejado é importante utilizar os alinhadores invisíveis pelo menos durante 22 horas por dia.
Esses aparelhos farão um força leve e constante que levará os dentes para a posição ideal de cada pessoa, se assemelhando a algumas funcionalidades do aparelho tradicional.
Algumas pessoas que possuem implante dentário têm dúvidas se é possível optar por esse tipo de tratamento. Por isso, esclarecer esse ponto também é importante.
Por se tratar de uma lâmina feita sob medida a partir da imagem digital da boca de cada paciente, criada através de um scanner, é possível identificar onde está localizada qualquer tipo de prótese dentária e projetar o alinhador para não exercer pressão nesses pontos.
Dessa maneira, é totalmente possível realizar esse tratamento caso você tenha implante dentário.
Quais são as vantagens do alinhador invisível?
Segue abaixo uma lista das principais vantagens de se utilizar esse tratamento:
- É esteticamente mais atraente;
- Menos danos à dentição ocasionados pelo tratamento;
- É removível para alimentação e limpeza;
- Menor desconforto durante o tratamento;
- O tratamento pode ser mais curto em alguns casos;
- Evita a formação de manchas;
- Maior comodidade.
Por ser removível, fica mais fácil se alimentar e realizar a limpeza dos dentes e do aparelho.
Esse cuidado facilitado evita a formação de manchas e cáries, que podem ser mais comuns em quem faz tratamento com aparelho ortodôntico tradicional, diminuindo a necessidade de realização de alguns dos tipos de clareamento dental após o tratamento.
Uma outra vantagem é que é possível saber como ficará o seu sorriso após o tratamento antes mesmo dele começar, já que é feito um modelo do alinhamento ideal dos dentes que serve de base para a produção das lâminas.
Como cuidar de seu aparelho ortodôntico invisível?
O cuidado com o aparelho invisível durante o tratamento é mais simples quando se compara com os aparelhos tradicionais. Por ser removível, é possível limpá-lo por dentro e por fora com mais facilidade.
Para isso utilize escova macia e pasta de dentes. Caso seu dentista recomende, é possível utilizar alguns produtos próprios para a limpeza desse tipo de aparelho.
É importante manter a correta limpeza de seu aparelho invisível, pois, caso o contrário, ele se torna um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias que podem trazer cáries.
Não é recomendado a ingestão de alimentos ou líquidos com o aparelho ortodôntico invisível, já que é possível manchar o material plástico que é utilizado em sua fabricação. Para isso, deve-se retirar o aparelho durante a ingestão e colocá-lo após a limpeza.
Uma exceção é a água, que pode ser ingerida normalmente com o aparelho sem o risco de manchá-lo.
Ao se alimentar em locais públicos, não esqueça o aparelho sobre a mesa. Isso pode ocorrer em meio à pressa do dia a dia.
Seguindo essas dicas, fica fácil fazer o seu tratamento com o alinhador invisível sem manchá-lo, tendo o benefício estético dessa escolha preservado.
Por mais que o aparelho invisível não substitua todos os procedimentos que podem ser realizados com o aparelho ortodôntico tradicional, os tratamentos realizados com o primeiro tem bastante vantagem quando comparados ao segundo.
Por isso, o alinhador invisível não pode levar o aparelho tradicional ao ostracismo, mas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado odontológico pelo maior bem estar atrelado a esse tratamento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.