Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

A importância de cuidar da saúde física, mental e financeira

21 de Dezembro de 2022 às 16:14
Senhor Tanquinho contato@senhortanquinho.com
saúde física e mental
saúde física e mental (Crédito: freepik)

Você sabia que a saúde mental abalada pode afetar a capacidade de tomar decisões e criar grandes problemas financeiros? Confira nesse artigo a importância de cuidar da saúde física, mas também da mental e financeira, preservando, assim, sua mente e seu bolso!

Segundo pesquisas realizadas pelo Money and Mental Health Policy Institute,  problemas de saúde mental e dinheiro estão relacionados e um pode interferir seriamente no outro, podendo causar sérios problemas financeiros e emocionais. 

É preciso considerar que, entre outros fatores, a nossa sobrevivência também depende de dinheiro, portanto qualquer surpresa negativa pode roubar a paz de qualquer pessoa e causar estresse e, até mesmo, depressão. 

E essa supervalorização do dinheiro, ou mesmo, medo permanente de perder patrimônio, acaba levando muita gente a investir e se submeter a estado constante de estresse.

Por isso, a maioria dos investidores demonstra um nível preocupante de estresse, entre uma série de outros problemas emocionais. 

Nesse sentido, a preocupação permanente com a falta ou possível perda de dinheiro pode acabar roubando não apenas a atenção, mas também a energia, e isso acabar afetando a sua capacidade de processar informações e de realizar bons negócios.

E mais, também pode afetar o autocontrole, favorecendo atos impensados e realizados por impulso, a chamada compulsão.

O fato é que manter a mente saudável é um exercício diário para um investidor que deseja se manter consistente, caso perceba constantemente sentimentos de medo, insegurança e ansiedade, a dica é ficar muito atento. 

Embora seja até normal um certo nível de ansiedade, quando a mesma atinge um nível que interfere em suas ações, causando palpitação, sensação de descontrole ou desconforto, isso é um claro sinal de que precisa de ajuda, o mais rápido possível. 

Como equilibrar a saúde mental e financeira 

Cada caso é um caso, porém, de uma forma generalizada, é preciso que exercitar a saúde mental vire uma prática diária. E isso pode ser através de atividades físicas, boa alimentação, descanso e lazer. 

E em casos onde o trabalho é muito estressante, a dica é ir além, e investir também em consultas, de tempos em tempos, a profissionais como psiquiatras e psicólogos, principalmente, quando o trabalho com investimentos acaba virando uma obsessão e fugindo do controle.   

É preciso desligar, investir em outros interesses, ter seus momentos de lazer e, certamente, isso já ajudará a se livrar do estresse rotineiro do mercado financeiro.

É muito importante ter em mente que não temos o poder de controlar aquilo que não está sob nosso controle, por isso, a dica é procurar dedicar mais tempo ao que você tem controle: sua saúde mental. 

Para isso, o lazer e as relações exercem um papel fundamental. Outra dica é investir em atividades físicas ou um hobby, enfim, tentar tirar o foco, exclusivamente, dos investimentos, sejam ações ou bolsas, se elas subiram ou baixaram, ou mesmo, criptomoedas, se o bitcoin valorizou, se vale a pena comprar outras moedas, como bfc coin, enfim, desligar um pouco disso tudo. 

No mais, é preciso ter em mente que simples atitudes, como investir mais nas relações ou em você, em hobbies ou lazer, irão contribuir para sua saúde física, mental e financeira.