Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita

Sorocaba e Itapetininga terão novas escolas estaduais

Informação foi confirmada pelo vice-governador de São Paulo Felicio Ramuth; ainda não há previsão sobre o início das obras

05 de Novembro de 2024 às 11:25
Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo
Felicio Ramuth, vice-governador do Estado de São Paulo (Crédito: Fábio Rogério )

As cidades de Sorocaba e Itapetininga serão contempladas com a construção de duas escolas do Estado, uma em cada município. A informação foi confirmada pelo vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, que esteve ontem (5) em Sorocaba. Ele participou de um debate sobre os reflexos da reforma tributária no mercado imobiliário, promovido pela Regional Secovi-SP, sindicato patronal do setor imobiliário. Antes, esteve na Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul, e concedeu entrevista ao jornal e à rádio Cruzeiro FM 92,3. Ramuth também participou de um encontro com prefeitos da região.

A construção das escolas nas cidades faz parte de uma parceria público-privada (PPP) entre o Consórcio SP+Escolas e o Governo do Estado por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP). O segundo lote do leilão foi realizado na segunda-feira (4), na sede da Bolsa de Valores. O grupo vencedor ficará responsável pela construção, manutenção, conservação predial, gestão e operação dos serviços não pedagógicos de 16 unidades escolares do Lote Leste, que abrange municípios da Grande São Paulo e do Interior. Outros 14 municípios, incluindo Salto de Pirapora, também serão beneficiados.

“Mais do que a construção, essa nova modalidade inclui a manutenção por 25 anos da escola, o serviço de segurança, serviço de merenda, infraestrutura de TI, computadores, wi-fi, tudo isso incluído e feito pela iniciativa privada. E o Governo do Estado passa a ter atenção especial na área pedagógica, para que os nossos diretores, coordenadores e professores foquem apenas na parte pedagógica, deixando que uma empresa faça toda essa questão da infraestrutura”, declarou Ramuth, que também é presidente do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização. Ainda não há previsão sobre o início das obras.

O vice-governador também falou sobre demais iniciativas para a região, entre elas, a construção do Hospital de Itapetininga com a aplicação de R$ 600 milhões obtidos com o pregão dos serviços lotéricos estaduais. Um hospital em Birigui também será implantado com esse recurso. Outro ponto destacado foi a Rota Sorocabana.

“A Rota Sorocabana também vai beneficiar a região e de pronto nós vamos ter por volta de 20% de desconto na tarifa do pedágio, já a partir de abril deste ano, além de grandes investimentos. Esse é o principal benefício. Nós vamos ter R$ 8 bilhões de investimentos, não só em novas obras, marginais, passarelas, dispositivos, mas também na manutenção dessas estradas, são 460 quilômetros”, disse Ramuth.

Agenda na cidade

O vice-governador cumpriu agenda em Sorocaba. Primeiro, participou de um evento promovido pelo Secovi, sindicato patronal do setor imobiliário. Com o tema Reflexos da Reforma Tributária no Mercado Imobiliário, o encontro abordou detalhes sobre as mudanças propostas e os possíveis efeitos da regulamentação aprovada na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado.

No período da tarde, o vice-governador esteve com prefeitos da região. “Vamos estar junto com os nossos prefeitos e prefeitas da região, alguns já prefeitos eleitos, prefeitas eleitas, para conversar um pouco, atender alguma demanda necessária e dividir essas boas notícias desse trabalho do Governo do Estado”, finalizou.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos