Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segundo trimestre

PIB da Região Administrativa cresce 2,1%

09 de Novembro de 2024 às 21:00
Expansão econômica de Sorocaba é impulsionada, principalmente, pela indústria
Expansão econômica de Sorocaba é impulsionada, principalmente, pela indústria (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

Dados apurados pela Fundação Seade revelam que, de abril a junho de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo avançou em 18 das 20 regiões paulistas pesquisadas, em comparação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal.

A Região Administrativa (RA) de Sorocaba, por exemplo, registrou crescimento de 2,1% no PIB no segundo trimestre de 2024, se consolidando como uma das regiões que mais avançaram no Estado, com um total de R$ 39,3 bilhões.

O resultado, embora positivo, foi inferior ao desempenho de algumas outras regiões, como Itapeva (3,6%), Registro (2,8%) e as de São José do Rio Preto, Campinas, bem como a Região Metropolitana de São Paulo, que cresceram 2,5% cada.

A expansão econômica de Sorocaba foi impulsionada, principalmente, pela indústria, que avançou 5,4%, superando o setor de serviços que teve um crescimento modesto de 0,3%, enquanto a agropecuária recuou 2,0%.

Em comparação com o mesmo período de 2023, a economia regional cresceu 3,6%, com destaque para o setor industrial, que registrou alta de 8,0%.

Apesar do forte desempenho industrial, o crescimento da região ficou abaixo da média estadual, que teve expansão de 2,5% no trimestre, com a indústria crescendo 3,3% e o setor de serviços, 1,2%.

Conforme Vagner Bessa, gerente da área de economia da Fundação Seade, “o desempenho inferior do segmento de serviços em Sorocaba contribuiu para que a região apresentasse um resultado abaixo do PIB estadual”.

Entre as 20 regiões pesquisadas, apenas Araçatuba (-0,1%) e Bauru (-1,9%) apresentaram quedas, destacando um cenário amplamente positivo para o Estado de São Paulo.

No panorama estadual, o PIB paulista avançou 2,5% no segundo trimestre de 2024, com destaques para Campinas, São José do Rio Preto e a Capital. No acumulado do ano, o crescimento foi de 3,3%, alavancado pelos setores de indústria e serviços que expandiram 3,1% cada. (Fernanda Marques)