Âncoras
Oito pessoas são presas por lavagem de dinheiro em operação do MP
Mandados foram cumpridos em Sorocaba, Indaiatuba, Santana de Parnaíba e Congonhinhas

Oito pessoas foram presas por envolvimento com lavagem de dinheiro do tráfico de drogas durante a Operação Âncoras, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A ação foi realizada nesta quarta (23) e quinta-feira (24), em parceria com o 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), da Polícia Militar.
Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Indaiatuba e Santana de Parnaíba, no Estado de São Paulo, além de Congonhinhas, no Estado do Paraná.
Segundo o Ministério Público, o objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa voltada à lavagem de capitais oriundos do tráfico de entorpecentes, com estreita vinculação ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
As investigações revelaram que o grupo criminoso operava por meio de pessoas “laranjas”, e por empresas de fachada, criadas exclusivamente para movimentar recursos de origem ilícita. Estima-se que, em apenas dois anos, o esquema tenha movimentado centenas de milhões de reais, evidenciando um alto grau de estruturação e profissionalização.
Além das oito prisões, a operação resultou na apreensão de dez veículos de luxo, uma arma de fogo com numeração suprimida, além de documentos relacionados à aquisição de bens imóveis e constituição de empresas.

A operação ainda segue em andamento e as investigações prosseguem com o objetivo de desmantelar as operações de lavagem de dinheiro e o tráfico de entorpecentes.
Galeria
Confira a galeria de fotos