Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Picpet

Um aquário cheio de vida (e responsabilidade!)

26 de Abril de 2025 às 20:00
Peixinhos ensinam cuidado, carinho e responsabilidade desde cedo
Peixinhos ensinam cuidado, carinho e responsabilidade desde cedo (Crédito: DEPOSITPHOTOS)

Coloridos, curiosos e cheios de charme, os peixinhos são uma opção encantadora para quem quer ter um animal de estimação em casa. E o melhor: mesmo quem mora em apartamento ou não tem muito espaço pode montar um aquário e mergulhar nesse universo aquático cheio de descobertas. Mas engana-se quem pensa que os peixes não dão trabalho! Eles exigem cuidados como qualquer outro bichinho: alimentação correta, água sempre limpinha e atenção aos detalhes do aquário. A boa notícia? As crianças podem (e devem!) participar dessa rotina, desenvolvendo responsabilidade e aprendendo a cuidar dos seus pequenos amigos.

Alguns dos peixes mais indicados para quem está começando, especialmente em casas com crianças, são o Neon Tetra, pequenino e brilhante, que adora nadar em grupo e tem cores vibrantes que parecem luzinhas piscando. O peixe-dourado, um verdadeiro clássico, precisa de espaço e pode viver até 20 anos! O betta, famoso por suas nadadeiras longas e coloridas, prefere viver sozinho, mas as fêmeas podem dividir o aquário se forem bem observadas. Já os guppies, supercoloridos e fáceis de cuidar, se reproduzem com facilidade, por isso, é bom separar machos e fêmeas. E os tetras, tranquilos e sociáveis, são ótimos para aquários comunitários, nadando felizes em grupo e convivendo bem com outros peixes pacíficos.

E que tal soltar a imaginação? Pegue lápis, papel e desenhe o aquário dos seus sonhos! Você pode criar peixes diferentes, inventar nomes divertidos e imaginar o que eles conversariam entre si. Vai ser uma aventura e tanto! (Da Redação)