BENÊ GOMES
Nissan Frontier Attack atrai pelo visual provocativo e robustez mecânica
Versão foi a única que recebeu pequenas alterações para a linha 2025

Renovada em 2022, a Nissan Frontier não mudou na linha 2025, a não ser por alguns retoques feitos na versão Attack, que tem o visual mais provocativo. Os para-lamas ganharam novas molduras escuras, o para-choque traseiro passou a ser preto, e o dianteiro ganhou apliques escuros para criar impressão de fusão com a grade. Foram renovados ainda os grafismos dos adesivos do capô e também nos aplicados nas laterais da caçamba e na parte inferior das portas. O legal é que, mesmo sem alteração, a Frontier segue com seu desenho atraente e imponente, como deve ser com uma picape desse porte.
Dentro, a única alteração foi o aplique na base do volante, esse inspirado na série especial X-Play, do SUV Kicks. Aliás, quando foi renovada, em 2022, a Frontier pouco mudou dentro e manteve um clima geral mais modesto no acabamento e na oferta de itens tecnológicos. Há bastante plástico nos revestimentos, o painel de instrumentos é simples, traz velocímetro e conta-giros analógicos, e uma pequena tela digital de 7 polegadas no meio. No caso da Attack, tem bonitos bancos em tecido estilizados com o logo da versão, ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, e o espaço interno é bom para categoria, graças ao entre-eixos de 3,15 metros. Cumpre as expectativas de conectividade com uma tela de 8” para o multimídia, compatível com Apple Carplay e Android Auto (mas ainda com fio), e quatro entradas USB. Em relação à segurança, é equipada com seis airbags, assistente de descida e de partida em rampa, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Agora, se a conversa é sobre simplicidade de acabamento e pouco conteúdo de tecnologias para o conforto, entramos numa questão na qual a Frontier não falha: a entrega mecânica robusta para o trabalho e os desafios longe da cidade e do asfalto. Para quem busca força para acelerar, entrega o que é preciso com seu motor 2.3 16V biturbo movido a diesel de 190 cavalos de potência e 45,9 kgfm de torque, e a transmissão automática de sete velocidades. Tem tração 4X4, com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, e a capacidade de carga é de 1.027 kg, número alinhado com sua proposta. Quanto ao consumo, pelo ciclo Inmetro, faz médias de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Vale um destaque também para um dos seus diferenciais, a suspensão traseira com conjunto multilink e molas helicoidais atuando com o eixo rígido e a barra estabilizadora. Detalhe que garante maior firmeza em terrenos difíceis e melhora o conforto no asfalto.
No ano passado, quando apresentou a linha 2025 da Frontier, a Nissan reduziu o valor da picape em 3,7%. Agora em janeiro, conferindo o preço sugerido no site da marca, o valor da Attack já sofreu um pequeno reajuste, de R$ 4 mil, mas mantém um preço interessante pelo pacote que a versão entrega. Em vendas, a Frontier segue distante das líderes do segmento, com pouco mais de 9 mil unidades comercializadas em 2024. Mas fechou o ano como a quinta mais vendida e à frente de modelos importantes, como Mitsubishi L200 Triton e VW Amarok. Isso mostra que tem público fiel no mercado nacional, que valoriza a proposta mais original de uma picape, ainda que muitos reclamem da falta de atualização.
Nissan Frontier Attack AT 4x4 2025
R$ 270.490,00
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