Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dieta ácido úrico alto: o que comer?

Em suma, a dieta ácido úrico alto nada mais é que uma reforma alimentar onde o intuito é diminuir o consumo de purinas.

02 de Novembro de 2022 às 11:45
Senhor Tanquinho [email protected]
alimentação
alimentação (Crédito: pexels)

Você costuma sentir a sua articulação dolorida ou inchada? Se sim, sabia que isso pode ser conta do alto teor de ácido úrico em seu organismo?

Em especial se costuma sentir esses sintomas no tornozelo, joelho ou dedão, as chances de o problema ter relação com o ácido úrico elevado é ainda maior.

Diante dessas situações, a melhor coisa a se fazer para resolver esse problema com certeza é apostar em uma dieta ácido úrico alto.

Mas o que exatamente o ácido úrico é? Por que o paciente sente esses sintomas? E, em especial, quais são os alimentos que podem diminuir essa taxa?

Em suma, trata-se de uma substância que o corpo produz de forma natural, o qual surge por conta da quebra das moléculas das purinas.

É verdade que o rim elimina parte do ácido úrico, mas uma outra parte se mantém no organismo. Quando não se consegue eliminar da forma adequada, formam-se alguns cristais de urato de sódio.

Esses cristais podem se depositar em diversos locais do corpo, mas em especial nas articulações. Por consequência, causa inchaço e dor.

Então, para que seja possível reduzir esse índice, é vital fazer uma dieta ácido úrico alto, e é sobre isso que iremos falar a seguir.

Qual é o intuito da dieta ácido úrico alto?

Em suma, a dieta ácido úrico alto nada mais é que uma reforma alimentar onde o intuito é diminuir o consumo de purinas, uma substância que pode aumentar o nível de ácido úrico do corpo.

Por consequência, durante essa dieta, o paciente precisa evitar alimentos como refrigerantes e doces, haja vista que eles são ricos em frutose, que também aumenta a produção do ácido úrico.

Em contrapartida, há alguns alimentos que podem ajudar a diminuir o excesso de ácido úrico no corpo, em especial as frutas cítricas.

É importante que você tenha uma dieta para ácido úrico porque, caso não trate, pode ocasionar em problemas um pouco mais sérios.

Diversos são os estudos que apontam uma relação entre altos níveis de ácido úrico com desenvolvimento de câncer.

Por consequência, acaba que alguns pacientes precisam passar por uma cirurgia de câncer no intestino justamente por não ter tratado do problema a tempo.

O que são purinas?

Em suma, nada mais é que um tipo de composto que, quando é metabolizado, forma-se em ácido úrico. É possível encontrar essas substâncias em alimentos que são ricos em proteínas.

No entanto, caso consuma em excesso, acaba elevando os níveis de ácido úrico, podendo ocasionar em crise de gota ou litíase renal, por exemplo.

Dieta ácido úrico alto: o que comer?

O excesso de ácido úrico no sangue pode ocasionar em uma série de problemas e, por isso, deve-se fazer uma certa restrição alimentar.

Mas como exatamente deve ser a dieta ácido úrico alto? Dentre os alimentos que você pode consumir, podemos citar os seguintes:

Cereja

De acordo com um estudo, envolvendo mais de 600 pessoas, acabou mostrando que comer cereja por 2 dias pode reduzir em até 35% o risco de sofrer algum ataque de gota.

Ainda que não se entenda muito as razões para isso, os estudiosos afirmam que há componentes na cereja que podem diminuir o nível de ácido úrico, por meio de algumas ações anti-inflamatórias no organismo.

Frutas e vegetais

Segundo algumas pesquisas, chegou-se à conclusão de que alimentos obtidos de fontes vegetais e que possuem grande quantidade de purina, não causam tanto aumento nos níveis de ácido úrico no organismo.

É claro que, sempre que for possível, você deve dar prioridade para alimentos que tenham baixo índice dessa substância.

No entanto, você pode sim consumir alimentos de origem vegetal que são ricos em purina, tais como:

  • Couve-flor;
  • Aspargo;
  • Lentilha;
  • Ervilha;
  • Espinafre;
  • Feijão.

Tenha em mente também que ingerir frutas e vegetais pode ajudar com que a sua urina se torne mais alcalina.

Por consequência, irá aumentar a excreção urinária de ácido úrico. Além da cereja, você pode ingerir mirtilo, aipo, banana, tomates, abacaxi, pimentão vermelho, laranja e batata.

Fibras dietéticas

Outra coisa que você precisa fazer é aumentar o consumo de fibras, haja vista que o intuito delas é absorver o ácido que está presente na corrente sanguínea.

Dessa forma, torna até mais fácil para que o rim elimine o restante. É possível aumentar o consumo de fibra por meio de legumes, grãos integral e frutas..

Alimento rico em vitamina C

Consuma bastante alimento ou suplemento que contenha vitamina C, haja vista que essa é uma substância capaz de diminuir os níveis de ácido úrico do corpo.

Todo alimento rico em vitamina C pode ajudar e muito na sua dieta e, dentre os que mais são ricos neste composto, citamos os seguintes:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Kiwi;
  • Abacaxi;
  • Goiaba;
  • Manga;
  • Cantalupo;
  • Brócolis;
  • Batata doce;
  • Pimenta;
  • Espinafre;
  • Couve-flor etc.

Outros alimentos

Se você anda sentindo sintomas muito presentes na região estomacal, é bem provável que tenha passado por um gastroenterologista.

Nesse caso, após avaliar o seu caso, é possível que ele tenha recomendado a ingestão de algum alimento em específico.

Dieta ácido úrico alto: o que evitar?

Há alguns alimentos que devem ser evitados, haja vista que isso pode contribuir ainda mais para que o nível de ácido úrico aumente.

No caso de o paciente não tomar os devidos cuidados, pode incidir em alguns problemas, maiores, como câncer, carcinomatose peritoneal, gota e outras doenças.

Em vista disso, o ideal é evitar o consumo de alimentos que tenham origem marinha, como crustáceos, peixes enlatados, moluscos etc.

Evita também o consumo de alimentos que possuem alto teor de gordura e que podem facilitar o ganho de peso.

Além disso, é claro, evite comer produtos que sejam ricos em purina, bem como:

  • Aveia;
  • Cogumelo;
  • Alimentos processados;
  • Alimentos ricos em carboidratos refinados, como pães, bolos;
  • Refrigerantes açucarados;
  • Bebidas alcoólicas etc.

O que beber ao fazer a dieta ácido úrico alto?

Beber bastante água é vital na sua dieta, haja vista que ingerir líquido irá ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, por meio da urina.

Dessa forma, irá evitar o risco de ter alguma pedra no rim ou desenvolver gota, por exemplo. Nesse caso, o ideal é tomar de 6 a 8 copos de água, todos os dias.

Você também pode tomar alguns líquidos que não são diuréticos, bem como alguns tipos de chás, sucos e água de coco.

O chá verde também é excelente para diminuir o risco de algum cálculo renal por conta da presença de ácido úrico em altos níveis no organismo.

Outra excelente ideia é o suco de cereja, o qual vem se mostrando uma alternativa de tratamento para pedras nos rins e gota.

Além disso, o café, por mais que seja diurético, pode reduzir a quantidade de ácido úrico no sangue. Mas, nesse caso, beba no máximo 2 xícaras de café por dia.

Bebidas lácteas, que tenham baixo teor de gordura ou sem gordura alguma, também irão ajudar a diminuir o nível de ácido úrico.

Referências

Ácido úrico sérico, un viejo biomarcador que puede predecir riesgo de cáncer entre pacientes obesos. Disponível em:
http://ri.uaemex.mx/handle/20.500.11799/62888

Gota. Disponível em:
https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7618-gota

Gout Diet: Foods to Eat and Those to Avoid. Disponível em:
https://www.webmd.com/arthritis/gout-diet-curb-flares