Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra em Israel

Voo com 32 repatriados da Cisjordânia chega ao Brasil

Outros 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza ainda aguardam autorização para cruzar a fronteira com o Egito

02 de Novembro de 2023 às 10:29
Mais 32 pessoas foram repatriadas em nova etapa da Operação Voltando em Paz
Mais 32 pessoas foram repatriadas em nova etapa da Operação Voltando em Paz (Crédito: Divulgação/GOV BR/FAB)

Mais 32 pessoas foram repatriados nesta quinta-feira (2) em nova etapa da Operação Voltando em Paz, organizada pelo governo brasileiro em razão da guerra entre Israel e o Hamas. Segundo nota do Planalto, o grupo - de 12 homens, nove mulheres e 11 crianças - estava na Cisjordânia. Para retirá-los do território, a Representação Brasileira em Ramala alugou três veículos, que primeiro conduziram os passageiros de onze cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.

De lá, cruzaram a fronteira com a Jordânia e, na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, capital do país. A aeronave VC-2 decolou da Jordânia às 16h50 (horário local) da quarta-feira (1º).

No Brasil, a aeronave cedida pela Presidência da República fez uma primeira parada na Base Aérea de Recife (PE), onde seis passageiros fizeram o desembarque. Os demais seguiram viagem até Brasília, onde pousaram às 8h15.

De acordo com o governo, o destino final das famílias repatriadas será Foz do Iguaçu (oito pessoas), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Rio de Janeiro (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois) e Porto Alegre (um). Ficaram em Recife três pessoas e outras três seguiram para Fortaleza. Uma permaneceu em Brasília.

Ainda segundo o Planalto, a operação Voltando em Paz já garantiu o retorno de 1.445 passageiros, em oito voos vindos de Israel e um da Jordânia, todos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB). No total, são 1.440 brasileiros, três bolivianas, um palestino e um jordaniano, além de 53 animais de estimação.

Brasileiros em Gaza

Na nota divulgada sobre o desembarque, o governo ainda destacou que, na Faixa de Gaza, região que não tem fronteira com a Cisjordânia, outro grupo de 34 brasileiros ainda aguarda a autorização para cruzar a fronteira com o Egito, único caminho viável para tomar outro voo da FAB que aguarda no Cairo.

A segunda lista de estrangeiros autorizados a saírem de Gaza foi divulgada nesta quinta-feira (2) ainda sem a previsão de brasileiros. A informação foi divulgada pela embaixada do Brasil na Palestina. "Novas listas serão publicadas em breve e nossos brasileiros devem estar nelas", disse embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. (Estadão Conteúdo)