Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morte do papa

Entenda como funciona o conclave

21 de Abril de 2025 às 22:08
O conclave é iniciado em um prazo entre 15 e 20 dias após a morte do Papa
O conclave é iniciado em um prazo entre 15 e 20 dias após a morte do Papa (Crédito: DIVULGAÇÃO / L’OSSSERVATORE ROMANO - VATICAN MEDIA)

O período entre o falecimento de um pontífice e a escolha do sucessor é chamado de Sé Vacante. Após declarada essa situação, o governo da Igreja Católica fica nas mãos do Colégio Cardinalício e o conclave é iniciado em um prazo entre 15 e 20 dias. Durante o conclave, os cardeais ficam em um alojamento, proibidos de qualquer contato com o mundo exterior. As votações são conduzidas por nove cardeais sorteados e divididos em três grupos. Enquanto isso, o cardeal camerlengo, o irlandês Kevin Farrell, ocupará o cargo de forma administrativa interinamente.

Nesse período de 15 a 20 dias, esse conclave reúne 135 cardeais eleitores (mais de dois terços deles foram nomeados por Francisco) para definir o sucessor. Na Capela Sistina, eles fazem um juramento, com a mão sobre o Evangelho, e prometem jamais revelar o que foi dito ou feito no conclave. A sanção para quem quebrar o juramento é a excomunhão. São necessários dois terços dos votos para definir o novo pontífice.

Todas as autoridades do “governo” da Igreja, ou seja, a Cúria Romana, devem deixar o cargo após a morte do Papa, deixando apenas o cardeal camarlengo para administrar os assuntos cotidianos da instituição. A palavra “camerlengo” é derivada do termo italiano “camera”, que significa câmara. Ela descreve uma função puramente administrativa que ganha proeminência quando um papa morre.

Até Pio XII, que faleceu em 1958, a confirmação da morte do chefe da Igreja era feita com a ajuda de um pequeno martelo de prata, ao bater este instrumento na testa do pontífice supremo para se certificar de que estava morto. O camerlengo simbolicamente tomava posse das propriedades papais, o palácio apostólico no Vaticano, o Palácio de Latrão — a sede da Diocese de Roma — e Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas.

Sepultamento

Este cargo importante também convoca reuniões de cardeais, conhecidas como “Congregações”, nas quais decide com eles o dia e a hora da exposição dos restos mortais do pontífice falecido, a data do enterro — que deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte — e a organização das cerimônias de luto de nove dias. (Estadão Conteúdo com informações da AFP)