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Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

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Trânsito

Prática de rachas assustam pessoas no Campolim

23 de Abril de 2025 às 21:30
Ferragens no canteiro da avenida Antônio Carlos Comitre, depois de um racha
Ferragens no canteiro da avenida Antônio Carlos Comitre, depois de um racha (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Moradores e comerciantes de uma das principais avenidas de Sorocaba, a avenida Antônio Carlos Comitre, no bairro Campolim, pedem ações da prefeitura para evitar a prática de rachas e som alto durante a madrugada.

Na madrugada de domingo (20), câmeras de segurança registraram o momento de um acidente ocorrido na Comitre, no bairro Campolim. Dois veículos perderam o controle da direção simultaneamente, e um dos carros capotou, invadindo o canteiro central, O outro invadiu uma loja de colchões. Comerciantes disseram que rachas são comuns nessa região.

Para a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, o proprietário da loja de colchões, que preferiu não se identificar, comentou que não é a primeira vez que acontece esse tipo de acidente no local, mas que desta vez, além do prejuízo alto com os reparos da loja recém reformada, perde com o tempo da loja fechada. Segundo ele, vai precisar ficar com a loja fechada até a fachada da loja em vidro ser refeita. O comerciante disse que vai reivindicar melhorias no local como radares e policiamento para evitar outros acidentes.

A reportagem do jornal conversou com moradores do bairro, que preferiram não se identificar, e que comentam que a prática de rachas no bairro é comum, e muitas vezes com “carrões”.

Uma moradora comentou que do Portal da Colina já ouviu por diversas vezes barulho de motor de carro altíssimo. “A noite é punk o sobe e desce na avenida. Vivem batendo em postes, grades e ninguém toma providência”, comenta.

Outra moradora contou que aos finais de semana é comum o barulho alto dos carros e motos na avenida, e que já presenciou “carrões” em alta velocidade na Comitre.

O que dizem as autoridades

A reportagem do Jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba sobre ações na região do Campolim e respondeu que a Polícia Militar (PM) é a responsável pelo policiamento ostensivo na cidade. Mesmo assim, a Guarda Civil Municipal (GCM) mantém equipes atuantes 24 horas por dia, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população, seguindo o que preceitua a Constituição Federal e a Lei Federal 13.022/14.

Por sua vez, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que o local está devidamente sinalizado, tanto com sinalização vertical como horizontal — inclusive há travessia elevada. Contudo, as equipes vão avaliar se há a necessidade de medidas complementares.

A Semob informa que atua em três frentes: fiscalização, educação para o trânsito e engenharia de tráfego, e a recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito mais seguro.

O monitoramento do sistema viário é permanente em Sorocaba, diz a pasta. Há câmeras em pontos estratégicos de trânsito, interligadas ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob. Ao passo que os agentes de trânsito realizam operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos em todas as regiões da cidade, com maior ênfase nos locais de grande fluxo como, por exemplo, próximo às escolas.

Especificamente quanto à parte educativa, a Semob mantém programação contínua de ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, no combate a acidentes de trânsito. Em 2024, cerca de 155 mil pessoas foram impactadas, em 504 ações desse tipo. Para este mês de abril, a Semob programou 45 ações educativas de trânsito, com 18 temáticas, todas gratuitas.

A pasta também alega que promove um permanente serviço de revitalização e instalação de novos pontos de sinalização de solo em vias de todas as regiões da cidade. Somente em 2024, o setor executou esse tipo de trabalho em 146.632 mil metros quadrados de pavimento, área total equivalente a mais de 18 campos de futebol em tamanho oficial. No mesmo período foram instaladas 4.491 novas placas de trânsito (sinalização vertical), inclusive em substituição a dispositivos que apresentavam algum tipo de desgaste. (Da Redação)