Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 1 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Velório

Fiéis da região de Sorocaba prestam as últimas homenagens ao Papa Francisco em Roma

Agente comunitário de saúde de Sorocaba e um padre, acompanhado de um grupo de 13 jovens, de Boituva, relataram a experiência vivida

25 de Abril de 2025 às 17:07
.
A cerimônia atraiu grande movimentação e longas filas (Crédito: Reprodução)

Após o encerramento do velório do Papa Francisco no Vaticano, fiéis da região de Sorocaba que estão em Roma para prestar homenagens relatam a intensidade do momento vivido na capital italiana. A cerimônia atraiu grande movimentação e longas filas, já que a cidade está mais cheia do que o habitual por conta do Ano do Jubileu, que reúne milhares de peregrinos.

Entre os visitantes da região estão um agente comunitário de saúde de Sorocaba, que aproveitou as férias para vivenciar esse momento histórico, e um padre, acompanhado de um grupo de 13 jovens da Paróquia São Francisco de Assis, de Boituva.

O sorocabano Rodrigo Sales de Lima, de 44 anos, chegou à Itália na sexta-feira (18) e foi surpreendido com a notícia da morte do pontífice poucos dias depois. “Aproveitei que esta era minha primeira viagem à Europa para conhecer a história do Vaticano. Tinha um roteiro todo planejado, mas o comunicado da morte impactou o mundo todo, especialmente esta região”, contou Rodrigo. Segundo ele, o número de visitantes aumentou exponencialmente nas últimas horas. “Tem gente de tudo quanto é lugar vindo ao Vaticano. Os pontos turísticos, restaurantes e principalmente as ruas estão superlotados, é difícil até circular”, relata.

A experiência do padre Marcos e do grupo de 13 jovens da Paróquia São Francisco de Assis também foi impactada. Eles haviam viajado para Roma para acompanhar a canonização do Beato Carlo Acutis, prevista para o domingo (20), mas o evento foi cancelado após a morte do Papa. “Todos fomos pegos de surpresa com a notícia do funeral”, disse o sacerdote. Segundo ele, o clima na cidade mudou completamente. “Muitas pessoas estão chegando a Roma para o enterro — cristãos e não cristãos, autoridades de diversos países, jornalistas do mundo inteiro. A praça está cada vez mais lotada, há pessoas acampando nos arredores do Vaticano. Acompanhar tudo isso de perto tem sido uma experiência única e marcante”, explica.

O grupo de jovens também foi beneficiado com essa viagem, conforme o Padre Marcos. “Essa é a primeira vez deles na Europa, em Roma, e eles terão a oportunidade de vivenciar de perto o funeral de um Papa que foi extremamente relevante para a vida da Igreja, abrindo novas portas”. Que conclui, “durante os 12 anos de seu pontificado, ele abordou temas sérios de forma leve e acessível, permitindo que as pessoas experimentassem um Deus muito próximo”.