Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Gavião-caramujeiro

24 de Junho de 2023 às 23:01
Esse gavião vive em áreas alagadas ou pantanosas, como brejos e lagoas
Esse gavião vive em áreas alagadas ou pantanosas, como brejos e lagoas (Crédito: MARIA CAMPOS / COAVES)

 

Nome popular: Gavião-caramujeiro
Nome científico: Rostrhamus sociabilis (Vieillot, 1817)

Ele adora escargot (aqueles caramujos comestíveis) e vive em brejos e outros tipos de áreas alagadas. Vamos falar hoje sobre o gavião-caramujeiro.

Observe a foto! O macho possui o corpo todo cinza escuro azulado. A base da cauda é branca, sendo visível tanto por cima quanto por baixo. As pernas são laranjas, com garras longas pretas; e seu bico é alaranjado na base com uma ponta curva e preta. Já, os olhos são vermelhos. A fêmea tem o corpo marrom-escuro, com estrias longitudinais na parte de baixo (peito e barriga), e os olhos são alaranjados. Pode medir entre 39 e 48 centímetros de comprimento.

Como o próprio nome indica, alimenta-se quase que, exclusivamente, de caramujos aquáticos, conhecidos como aruá. Ele possui uma adaptação para conseguir alimentar-se desses animais, pois o bico curvo e as garras longas nos pés ajudam a retirar as partes moles dos caramujos.

Vive em áreas alagadas ou pantanosas, como brejos, lagoas e pastos alagados, podendo ocorrer em áreas urbanas, inclusive pode ser encontrado em alguns parques de Sorocaba, como o Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté.

O gavião-caramujeiro faz o ninho como se fosse plataforma, com poucos gravetos, e nas árvores, entre 1 e 4 metros de altura, geralmente sobre a água e em colônias. Pode levar por volta de 18 dias para construir o ninho, mas pode ser bem mais rápido se o material estiver facilmente disponível. O macho constrói a maior parte do ninho como parte do namoro (corte).

A fêmea põe de três a quatro ovos, que são manchados de marrom, e os filhotes nascem entre 24 e 30 dias. Tanto o macho quanto a fêmea participam dos cuidados, desde a incubação.

Faça sua parte: O gavião-caramujeiro precisa de áreas alagadas preservadas para poder alimentar-se e sobreviver, já que come, exclusivamente, caramujos nesses locais. Por isso, precisamos preservar nossos rios, lagos e banhados para que possamos sempre ter essa linda ave pertinho de nós.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)