Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alimentação saudável

Uma feira cheia de sabor e aprendizado com ‘Ana Maria Brócolis’

Projeto diverte, ensina sobre alimentação saudável e valoriza o trabalho das cozinheiras

26 de Abril de 2025 às 20:00
.
. (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

que é, o que é? É verde, tem formato de árvore e é um vegetal muito saboroso? Se você pensou no brócolis, acertou! Desde pequenininhas, as crianças precisam experimentar e explorar o mundo dos sabores. Pensando nisso, e no incentivo à alimentação saudável desde cedo, o projeto “Ana Maria Brócolis” chegou ao Centro de Educação Infantil (CEI) 111, “Ivan Gerbovic”, no Cajuru do Sul.

Inspirada na apresentadora Ana Maria Braga, a “Ana Maria Brócolis” foi criada para valorizar as merendeiras e todo o carinho envolvido no preparo da comida escolar. Ela representa as cozinheiras que, com muito amor, deixam tudo gostoso para os pequenos.

A recepção foi um sucesso! A empolgação era tanta que, mesmo na fila, ninguém queria desgrudar dos bilhetes, o “dinheiro” usado para comprar os alimentos na feira da Ana Maria Brócolis. E nas “barracas”, o que não faltava era variedade: bananas, maçãs, laranjas, abacaxis, melões, melancias, mangas, tomates, cenouras, beterrabas, brócolis, abobrinhas e alface. Os “feirantes” cumprimentavam e atendiam os pequenos “fregueses” com suas cestas nas mãos.

No final, cada criança saía com sua sacolinha cheia e o coração ainda mais cheio de alegria. Maria Luiza Alves Vieira, de 4 anos, “comprou” abobrinha, laranja, maçã e beterraba. E, quando perguntada o que faria com tudo aquilo, respondeu com um sorrisão: “Comer!”

Maria Helena de Jesus Silva, também de 4 anos, já tinha uma receita em mente: “Comprei cenoura, laranja, maçã e banana. A minha mãe vai fazer salada de frutas.”

Davi Leandro Plácido da Silva, de 5 anos, achou o projeto “gostoso”: “Comprei alface, brócolis, cenoura e tomate. Minha mãe vai fazer tudo.” Já o Gael Carlos de Oliveira Braga, também com 5 anos, contou que ama salada de frutas e escolheu seus ingredientes favoritos: “Comprei banana, tomate e beterraba. Vou comer tudo!”

Davi Smith Rocha Mendes, de 5 anos, estava empolgado e com vários ítens na sacola: “Comprei alface, só um brócolis e muita cenoura. Minha mãe vai fazer sopa.”

Heloísa Aparecida Silva, de 4 anos, teve a mesma ideia: “Comprei brócolis, cenoura, maçã, laranja e banana. Vou ajudar minha mãe a fazer sopinha.”

O projeto no CEI 111 dá continuidade a ações já realizadas pela escola desde o ano anterior, sempre incentivando hábitos saudáveis. “As professoras fizeram pesquisas com as crianças e famílias, trouxeram figuras de alimentos, montaram cartazes com o que se deve comer mais, moderar ou evitar”, explica a diretora Márcia Maria Soranz, de 48 anos.

A nutricionista Renata Gonçalves Falcato Catini, de 37 anos, da Divisão de Alimentação Escolar, comemora: “As crianças adoram! Elas já chegam animadas. A gente toca música, mostra vídeo... as famílias já sabem que vai ter atividade. A comunidade está engajada.”

Laís Mamede Freire, de 36 anos, também nutricionista da Divisão, destaca outro ponto essencial: “Mais do que valorizar quem prepara a comida, queremos ajudar a construir uma relação positiva com os alimentos. Mostrar que ser saudável pode, e deve, ser gostoso.”

Projeto piloto

A “Ana Maria Brócolis” é um projeto-piloto da Prefeitura de Sorocaba, realizado por meio da Secretaria da Educação (Sedu), e acontece em duas etapas.

Na primeira, as crianças conheceram a história da personagem “Ana Maria Brócolis” e foram surpreendidas com uma visita divertida: as cozinheiras da escola se vestiram como a personagem para receber os pequenos. Nesse dia especial, os alunos também ganharam um livrinho de receitas para levar para casa.

Na segunda etapa, os alunos aprenderam como funciona a dinâmica da cozinha: para preparar um prato gostoso, é preciso saber quais são os ingredientes, ir ao mercado ou à feira para comprá-los e, então, colocar a mão na massa!

O livrinho de receitas traz o passo a passo de pratos muito queridos pelas crianças, como a famosa galinhada servida nas escolas, um bolo de banana com uvas-passas e cacau, e uma deliciosa salada de frutas. Além disso, há um espaço reservado para que cada criança, com a ajuda da família, possa escrever sua própria receita favorita e depois compartilhar com os colegas.

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos