Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

BYD Yuan Pro chega como porta de entrada para os SUVs elétricos

Modelo tem preço abaixo dos R$ 200 mil e é construído sobre a e-platform 3.0 da marca

21 de Setembro de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tem faróis de led com ajuste automático, rodas de liga aro 17 e maçanetas embutidas
Tem faróis de led com ajuste automático, rodas de liga aro 17 e maçanetas embutidas (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Agora a BYD quer ser referência também em preço acessível no segmento de SUVs 100% elétricos. A solução veio com o novo Yuan Pro, SUV com o mesmo porte de modelos a combustão como Hyundai Creta e VW T-Cross. Ele tem 4,31 metros de comprimento, 1,83 de largura, 1,67 de altura e entre-eixos de 2,62 metros. O desenho é moderno, mas, vale a atenção, nele, as linhas são mais clássicas, não vemos nele o certo abuso visual dos outros modelos 100% elétricos da marca. Conta com faróis de led com ajuste automático, rodas de liga aro 17, maçanetas embutidas e molduras plásticas nas caixas de rodas. Agrada na parte interna com bom acabamento, bancos dianteiros com ajuste elétrico, a tela giratória de 12,8” na central multimídia, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, câmera panorâmica 3D de 360º, carregamento de smartphone sem fio, entre outros interessantes itens de conforto.

O Yuan Pro é construído sobre a e-platform 3.0 da BYD, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos, o que traz versatilidade para a configuração de carroceria e mais espaço para itens de segurança. É equipado com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de tração, sistema de distribuição da força de frenagem, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Mas, certamente para ajudar no preço, o Yuan Pro não tem os recursos de assistência à condução do pacote ADAS. É equipado com um motor elétrico dianteiro que gera o equivalente a 177 cavalos de potência e 29,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria Blade de 45,1 kWh. E como todo elétrico, acelera bem, o que dá para comprovar no seu 0 a 100 km/h feito em 7,9 segundos, segundo dados da fabricante. O que pode frustrar um pouco é a autonomia divulgada com base no ciclo Inmetro, de apenas 250 km, justamente o ponto mais preocupante para quem decide comprar um automóvel 100% elétrico.

É verdade que dá para superar fácil os 300 km de autonomia, principalmente se tomarmos como base a autonomia do NEDC (instituição europeia), que é de 380 km na cidade. Mas, como a BYD também quer, o Yuan Pro pode ser uma opção frente os SUVs compactos com motor a combustão vendidos atualmente no Brasil. Tem preço compatível e dose de requinte e tecnologia para causar uma ótima impressão. Mas, pela proximidade de preço, pode até perder o brilho dentro de casa, porque o Dolphin Plus, por exemplo, custa praticamente o mesmo, porém, tem motor mais forte, maior autonomia e melhor oferta de itens de segurança.


BYD Yuan Pro 2025

Preço: R$ 182.800,00

Galeria

Confira a galeria de fotos