BENÊ GOMES
VW Nivus 2025 evolui em tecnologia, mas empolga pela redução de consumo
Alterações no motor e na carroceria deixaram modelo mais econômico

No final do ano passado, a VW deu uma boa notícia para os fãs de esportividade, com a confirmação do lançamento de uma inédita versão esportiva do Nivus, a GTS. A novidade foi anunciada durante a apresentação da linha 2025 do SUV, que recebeu algumas atualizações importantes. O Nivus segue equipado com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que rende 128 cavalos de potência, acompanhado da transmissão automática de seis velocidades, um conjunto que garante muita agilidade. Mas o motor foi recalibrado para se adequar às novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, e isso trouxe uma interessante mudança: a redução do consumo de combustível. Pelo ciclo Inmetro, agora o Nivus faz 12,4 km/l na cidade (antes 12,1 km/l), e 14,8 km/l na estrada (antes 14,2 km/l), quando abastecido com gasolina. Números que podem ser facilmente superados, principalmente em rodovia.
Além do ajuste no motor, foram aplicadas alterações na carroceria para ajudar na redução de consumo. Uma delas foi a retirada dos faróis de neblina, uma mudança estratégica para diminuir a resistência ao vento, o que exige mais força do motor e, por consequência, aumenta o consumo. De qualquer forma, para aqueles que não gostarem, a VW justifica rápido explicando que a luz de neblina não faz falta, mesmo em uma estrada com muita neblina, pois o requintado sistema de farol de led do Nivus dá conta do recado com total eficiência e segurança. Aliás, falando em farol, é onde tem outra mudança estética, a nova assinatura da iluminação de led proporcionada pela barra iluminada que liga os faróis e também as lanternas. E mudou ainda a grade, que ficou um pouco maior, e as rodas de 17 polegadas.
Por dentro, teve mudança nos bancos, com novos tecidos e costuras, mas o maior atrativo mesmo foi a melhora do acabamento interno, um ponto crítico do Nivus, assim como acontecia com o T-Cross. Foram usados novos revestimentos macios no painel frontal, nas portas e apoios de braço. Mudança sutil, mas que trouxe um clima mais sofisticado, pequeno ainda, mas bem melhor do que antes. Outro ponto interessante é a nova geração do sistema multimídia VW Play, com tela de 10,1”, agora com respostas mais rápidas, internet nativa e recursos remotos por meio do aplicativo VW Play Connect. Quem comprou o Nivus no lançamento ganhou um ano para todas as funções de conectividade e internet até junho de 2025. Mas, agora, esse adicional tem de ser comprado à parte.
Outras duas mudanças envolvem os dois pacotes opcionais disponíveis para o Nivus 2025. O Outfit oferece elementos para incrementar o visual, como teto, retrovisores, maçanetas e frisos pintados de preto piano (disponível para esta versão Highline). O outro pacote opcional é o ADAS, que reúne os recursos de assistência à condução. Além dos já conhecidos, como controle de cruzeiro adaptativo ou o assistente de saída de vaga traseira, agora oferece assistente de faixa, detector de ponto cego com marcação nos retrovisores externos e o Park Assist para manobras de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares. Na versão Highline, como a das fotos, segue equipado com seis airbags, câmera de ré e controles eletrônicos de tração e estabilidade.
É assim que o Nivus 2025 chegou às lojas e com certa expectativa sobre como será a versão GTS, a inédita opção com apelo esportivo deste bonito SUV Coupé.
VW Nivus Highline 200 TSI 2025
R$ 160.790,00
Galeria
Confira a galeria de fotos