Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Seguradoras movimentam economia circular com reciclagem de veículos

26 de Abril de 2025 às 20:00
Seguradoras se destacam com iniciativas sustentáveis voltadas ao reaproveitamento de materiais
Seguradoras se destacam com iniciativas sustentáveis voltadas ao reaproveitamento de materiais (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A economia circular tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil como resposta aos desafios ambientais e econômicos. Nesse contexto, seguradoras como Allianz Seguros e Porto Seguro se destacam com iniciativas sustentáveis voltadas ao reaproveitamento de materiais de veículos considerados perda total ou parcial.

Entre 2023 e 2024, a Allianz Seguros registrou aumento de 10% no volume de materiais reciclados, totalizando 1,4 mil toneladas. O sistema estruturado da empresa envolve desde a descontaminação e separação dos materiais até a destinação correta para indústrias de fundição, siderurgia e fabricação de borracha.

Em casos de perda parcial, a Allianz exige que suas oficinas referenciadas cumpram rigorosas normas ambientais e passem por auditorias periódicas. Já em sinistros com perda total, empresas especializadas são acionadas para garantir o reaproveitamento adequado de componentes como aço, vidro, plástico, fios e estofados. Um dos destaques da operação é a reciclagem de vidros automotivos de sinistros cobertos por garantia adicional. Em 2024, foram recicladas 5,6 mil toneladas de vidro, direcionadas principalmente para a fabricação de embalagens.

Já a Porto Seguro, por meio da Renova Ecopeças, atua como pioneira na reciclagem de veículos e comercialização de peças originais usadas no Brasil. A linha de desmontagem trabalha com veículos considerados perda total pela própria empresa e por outras seguradoras. Desde sua criação, a Renova já reciclou mais de 25 mil veículos, colocando de volta no mercado cerca de 600 mil peças reutilizáveis.

Atualmente, a operação conta com 83 colaboradores e desmonta cerca de 2.700 carros por ano. Cerca de 85% de cada automóvel são reaproveitados, 10% são reciclados e apenas 5% descartados de forma segura, garantindo o mínimo impacto ambiental. Com essas ações, as seguradoras mostram que o setor automotivo também pode ser protagonista na transição para uma economia circular, reduzindo resíduos, preservando recursos naturais e impulsionando um modelo de negócio mais sustentável e eficiente.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos