Temporal
Chuva forte alaga ruas de Sorocaba e causa transtornos no trânsito
Defesa Civil havia emitido alerta severo; vias foram interditadas temporariamente, e equipes da prefeitura atuaram para minimizar os impactos

Os moradores de Sorocaba sofreram, mais uma vez, no fim da tarde de desta terça-feira (18), com transtornos, trânsito e alagamentos em diversos pontos da cidade ocasionados pela forte chuva. Foram registradas enchentes, quedas de árvores e enxurradas. Uma escola municipal também ficou alagada. Além disso, granizo foi registrada na zona oeste da cidade.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, houve interdições na rua Padre Madureira (com veículos desviados para a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes) e na avenida Dom Aguirre (sentido bairro/centro - em frente ao Atacadão), devido a alagamentos. O mesmo aconteceu na avenida Afonso Vergueiro e imediações da Praça da Bandeira. No início da noite, a água baixou e as vias foram liberadas. Já a avenida XV de Agosto, foi fechada por volta das 19h15 de hoje.
Uma grande enxurrada também atingiu o Jardim Matilde, na região da Vila Rica. Márcio Alexandre Berto, morador do bairro há mais de 40 anos, ficou assustado e preocupado com a situação. “Derrubou árvore, a água está entrando dentro das casas, vai ser díficil sair para trabalhar amanhã porque danificou o asfalto. A sorte que parou de chover, se continuar, vai ser ainda pior”, contou.
Também foi identificado acúmulo de água na avenida Armando Sales de Oliveira e queda de árvore no Jardim Simus e e na avenida São Paulo. Agentes de trânsito coordenaram o fluxo de veículos nesses pontos. Na rua Souza Pereira, no Centro, tapumes de um posto de combustíveis em obras se espalharam. Após o temporal, trabalhadores retiravam o que sobrou os objetos do local.
O Cruzeiro do Sul também recebeu imagens de alagamento no Centro de Educação Infantil (CEI) 09 “Fernando Rios”, no Jardim São Marcos. Segundo a mãe de uma aluna, o problema é comum no local. “Sempre que chove um pouco mais forte acontece isso”. A reportagem entrou em contato com a prefeitura sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.
Outro transtorno registrado nesta norte (18) foi a falta de energia na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente a Prefeitura. Um dos semáforos, sentido centro, ficou apagado por alguns minutos e o trânsito ficou intenso no local.
Atendimento continua
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com apoio das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes - Trânsito e Transportes, informou que mantém equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade. A Administração Municipal ressaltou também que implementa no município a Campanha SP Sempre Alerta Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.
Em casos de emergências, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a Defesa Civil (199).
Mais de 40 mm
Em poucas horas choveu 41.33 mm em Sorocaba, segundo o Centro Nacional de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden). A região com maior volume de chuva foi o Cerrado, seguido do Jardim Saira (28.4 mm), Éden (11.8 mm), Morros (9 mm), Retiro São João (7.4 mm) e Brigadeiro Tobias (7 mm). A estação pluviomátrica posicionada no Aparecidinha não registrou precipitação.
Já o rio Sorocaba, conforme a prefeitura, atingiu 1.20 m acima do normal. Desta vez, não ocorreu o transbordamento do rio na avenida Dom Aguirre, por exemplo.
** matéria atualizada às 20h44
Galeria
Confira a galeria de fotos