Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Sorocabano desenvolve programa de IA para criar aplicativo inovador

Fala PDF permite a leitura e a interação com documentos em PDF por meio de perguntas diretas

26 de Fevereiro de 2025 às 21:30
Estudante mostra que ferramenta pode ser baixada no celular
Estudante mostra que ferramenta pode ser baixada no celular (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)


O estudante de engenharia Celso Diniz, 24 anos, transformou um desafio em uma oportunidade ao criar dois aplicativos de inteligência artificial (IA). Inicialmente, ele abandonou o curso para se dedicar ao desenvolvimento de modelos próprios de IA. Com uma trajetória marcada por inovação e resiliência, Celso, então, desenvolveu o “Fala PDF”, um programa que permite a leitura e interação com documentos em PDF por meio de perguntas diretas.

Tudo começou quando Celso estava envolvido em um projeto de computação em nuvem voltado para pequenas e médias empresas (PMEs). Durante a pandemia de Covid-19, a demanda por serviços digitais cresceu e ele investiu na ampliação da infraestrutura para atender a um grande cliente internacional. Porém, pouco antes do fechamento do contrato, a empresa deixou o Brasil, largando Celso com uma estrutura de servidores e um grande volume de GPUs (unidades de processamento gráfico) ociosas.

“Eu achei interessante mostrar como é que começou porque para muita gente pode parecer estranho: como é que você tirou um modelo do zero, não é? Na verdade, eu estava em um outro projeto focado em nuvem e comecei a alugar servidores de empresas que investiram demais antes da pandemia. Pouco antes de fechar o contrato, eles saíram do Brasil e praticamente ficou uma infraestrutura grande, ociosa e um monte de GPU”, detalha o jovem empreendedor.

No fim de 2022, quando a OpenAI lançou o ChatGPT, Celso, então, percebeu o potencial da IA e, assim, decidiu utilizar sua infraestrutura para criar um modelo próprio. Com acesso ao hardware necessário, ele começou a estudar artigos acadêmicos de instituições como Google e Stanford para entender como desenvolver uma inteligência artificial do zero.

“Eu precisava de ajuda para ler os artigos e montei uma ferramenta básica de Python mesmo, algumas linhas com o GPT da OpenAI para me ajudar a ler esses artigos. Aprendi a montar o modelo, usei uma parte do hardware que eu tinha para treinar um base model”, explica.

Após meses de estudo, o estudante conseguiu criar um modelo funcional de IA, que mais tarde se tornaria a base do Fala PDF.

O que é o Fala PDF?

O Fala PDF é um aplicativo que permite ao usuário interagir com documentos em PDF por meio de perguntas. Ele possibilita a leitura e a compreensão de textos extensos de forma simplificada, sendo útil para estudantes, pesquisadores e profissionais que lidam com grandes volumes de informação.

“O programa que eu usei para me ajudar a ler os artigos hoje virou o Fala PDF que é a ferramenta que você salva qualquer documento em PDF, mesmo texto, faz as perguntas e ele vai respondendo. Foi assim que começou”, conta.

Novidades e melhorias

Com o avanço dos modelos de IA, Celso continuou aprimorando o Fala PDF. Inspirado pela tecnologia DeepSeek, que foca em modelos de raciocínio lógico (reasoning models), ele desenvolveu o primeiro small reasoning model do mundo — um modelo compacto capaz de processar informações de forma lógica e eficiente.

“Eu estava trabalhando com isso desde janeiro do ano passado, sempre estudando, desenvolvendo e tal. E ano passado eu consegui lançar o primeiro small reasoning model do mundo. O primeiro modelo pequeno que consegue ter o mesmo comportamento de raciocínio”, revela.

Além disso, Celso conseguiu adaptar um modelo de IA de código aberto para o português, tornando o Fala PDF ainda mais acessível. “Eu juntei os modelos que eu tinha com o DeepSeek open source e montei a mesma coisa em português, usando eles de base com o meu dataset. Então, hoje, tenho um modelo idêntico que fala português e que já roda no Fala PDF para ajudar a ler os artigos.”

O papel das GPUs

Grande parte do sucesso da iniciativa de Celso se deve ao uso estratégico das GPUs. Diferentemente dos processadores convencionais, as GPUs foram originalmente projetadas para processar gráficos em videogames, mas hoje são essenciais para o treinamento de IA.

“Na verdade, é uma unidade de processamento gráfico. Para processar gráficos, você precisa de muitos dados. Então, a NVidia começou com jogos. Depois, eles viram que dá para usar essas GPUs que processam dados para gráficos para processar dados de informações, textos”, diz Celso.

Desde 2015, a empresa NVidia tem direcionado suas GPUs para data centers, tornando-as fundamentais para modelos de IA que exigem grande capacidade de processamento.

O futuro da criação de Celso

Com uma trajetória marcada por inovação e adaptação, Celso Diniz mostra que a inteligência artificial pode ser desenvolvida e aprimorada com criatividade e conhecimento técnico. Seu projeto, que começou como uma solução para um problema pessoal, hoje se tornou uma ferramenta útil para muitas pessoas.

Com a expansão do Fala PDF e o avanço dos modelos de raciocínio lógico, o jovem empreendedor segue aprimorando suas soluções e explorando novas possibilidades dentro do universo da IA. Seu objetivo é continuar desenvolvendo modelos cada vez mais eficientes e acessíveis, democratizando o uso da tecnologia para diferentes públicos. “Era para o futuro, mas acabou ficando pronto antes”, afirma, mostrando que o aprendizado constante e a busca por inovação fazem parte de sua trajetória. (João Frizo - programa de estágio)