Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Domingo, 16 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Avanço

Cidade acompanha alta do segmento de franquias

Faturamento foi de R$ 1,7 bilhão no ano passado, informa a ABF

14 de Março de 2025 às 22:26
Gabrielle Camargo Pustiglione gabrielle.camargo@jornalcruzeiro.com.br
Rede McDonald’s tem atualmente 12 unidades em Sorocaba
Rede McDonald’s tem atualmente 12 unidades em Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (7/3/2025))

Sorocaba mostra um avanço acelerado no setor de franquias e os dados são animadores. Em 2024, o crescimento na cidade foi de 13,02% em termos de faturamento, ultrapassando R$ 1,7 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No Estado de São Paulo, a alta foi de 13,3% no ano passado, com faturamento de R$ 92,6 bilhões. O mercado de franquias brasileiro registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273 bilhões.

“As franquias se mostram cada vez mais capazes de se adaptar às diferentes regiões e localidades brasileiras, promovendo o empreendedorismo, novas oportunidades de negócios, atendendo às diversas demandas dos clientes, levando novas experiências de consumo, colaborando para o desenvolvimento local e consolidando a interiorização do franchising no Brasil. A tendência é que as redes estejam presentes na imensa maioria dos municípios”, avalia Antonio Moreira Leite, presidente da ABF.

A pesquisa da ABF apontou crescimento no País de todos os 12 ramos listados pela entidade no ano de 2024. Alguns registraram maior variação positiva. Entretenimento e lazer tiveram 16,6% de alta, devido a fatores como melhora do mercado de trabalho e do aumento da massa salarial, que eleva o tíquete médio, e da demanda reprimida, ainda como reflexo da pandemia de Covid-19. A entidade observou também um crescimento de franquias relacionadas a entretenimento, como brinquedos interativos, trampolins, máquinas de ursos de pelúcia entre outros. Essas redes, em sua maioria, estão alocadas em shopping centers ou hipermercados.

O ramo de saúde, beleza e bem-estar se destacou em segundo lugar, com avanço de 16,5% no País. A influência das redes sociais é um fator decisivo sobre padrões de beleza e de autocuidados, de acordo com a ABF. Alimentação Food Service e Alimentação Comércio e Distribuição vieram a seguir, com crescimento de 16,1% e 14,7%, respectivamente. O segmento experimenta, ainda, o maior consumo de alimentos de indulgência, o que levou ao crescimento de redes de sorveterias, docerias e marcas especializadas em açaí, como reflexo também das temperaturas mais altas.

O McDonald’s, uma das principais franquias presentes no Brasil, tem atualmente 12 unidades em Sorocaba. A primeira foi instalada em 1991. A rede também abriu o primeiro McCafé do Brasil em Sorocaba, hoje em praticamente todas as capitais e grandes cidades brasileiras.

O empresário Cláudio Costa é o franqueado da rede McDonald’s em Sorocaba e região. Eles e os filhos gerenciam 82 pontos da marca, entre restaurantes e quiosques, número que está em expansão, conforme reportagem publicada pelo Cruzeiro do Sul no dia 25 de janeiro.

Outra grande marca de franquia presente em Sorocaba é O Boticário. “Em Sorocaba possuímos 11 lojas que atendem o consumidor final, dois espaços do revendedor dedicado ao pronto atendimento destes e também uma operação logística que abastece revendedores e também emite pedidos de e-commerce. A franquia foi adquirida por nossa tia avó, uma das primeiras franqueadas do Brasil, sendo sucedida por nossa mãe e atualmente gerida pelos irmãos Rafael Ferreira de Melo, Otávio e Gustavo”, conta Gustavo Melo, do Grupo Dona Bella.

A Cacau Show tem atualmente 28 lojas na cidade, três inauguradas em 2024.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos