Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Tempo deve permanecer estável em Sorocaba

Os dias devem ser marcados por sol entre muitas nuvens

22 de Abril de 2025 às 09:54
O fim do ano de 2024 promete ser de sol e chuva rápida durante o dia, segundo previsão do Instituto Climatempo
O destaque será a estabilidade atmosférica e as temperaturas mais amenas (Crédito: Fábio Rogério)

O tempo deve permanecer estável nesta semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, com o afastamento da frente fria e a atuação de uma massa de ar mais frio e seco na Região Sudeste, os dias serão marcados por sol entre muitas nuvens. Há previsão apenas de chuvas isoladas e de curta duração na faixa leste do Estado.

Nesse período, o destaque será a estabilidade atmosférica e as temperaturas mais amenas, especialmente nas regiões do interior paulista, incluindo a cidade de Sorocaba.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Sorocaba, a terça-feira (22) terá mínima de 15°C e máxima de 26°C. Na quarta-feira (23), os termômetros devem variar entre 14°C e 28°C.

No entanto, o deslocamento de uma nova frente fria, associado a um cavado meteorológico, eleva o risco de temporais em todo o Estado entre quinta-feira (24) e sexta-feira (25). Para o dia 24, a previsão para Sorocaba é de mínima de 16ºC e máxima de 25°C. Já na sexta-feira (25), as temperaturas devem oscilar entre 17°C e 21°C.

No fim de semana, entre sábado (26) e domingo (27), com o afastamento da frente fria, o tempo volta a ficar firme na maior parte do Estado. A exceção será a faixa leste, onde ainda pode chover de forma isolada, mas sem acumulados significativos. Em Sorocaba, o sábado terá mínima de 15°C e máxima de 25°C.

Os modelos meteorológicos indicam pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos como alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.