Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 17 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Equipe médica avisa que cirurgia de Bolsonaro será longa, diz Michelle

13 de Abril de 2025 às 15:51
Estadão Conteúdo redacao@jornalcruzeiro.com.br
O ex-presidente foi internado na sexta-feira (11) após sentir fortes dores intestinais enquanto cumpria agendas no Nordeste
O ex-presidente foi internado na sexta-feira (11) após sentir fortes dores intestinais enquanto cumpria agendas no Nordeste (Crédito: Magnus Nascimento / AFP (11/4/2025))

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou suas redes sociais na tarde deste domingo (13), para avisar que a cirurgia do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode demorar mais do que o esperado. "A equipe médica nos informou que será uma cirurgia longa, porque ele está com muitas aderências", informou, em postagem nos stories de seu Instagram.

Bolsonaro está sendo submetido a um procedimento cirúrgico chamado laparotomia exploradora, que começou por volta das 10h, após o período de preparo pré-operatório realizado entre 9h e 10h. A cirurgia visa a liberar as aderências e reconstruir a parede abdominal do paciente.

O ex-presidente foi internado na sexta-feira (11) após sentir fortes dores intestinais enquanto cumpria agendas no Nordeste. Na noite de sábado (12) foi transferido do Hospital Rio Grande, em Natal, para o Hospital DF Star, no Distrito Federal, onde constatou-se a persistência do quadro de subobstrução intestinal. A obstrução intestinal impede ou reduz significativamente a passagem de alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases pelo intestino.

Cláudio Birolini, cirurgião Geral que acompanha Bolsonaro, explicou ontem que a suboclusão intestinal é comum em pacientes submetidos a várias cirurgias, como é o caso do ex-presidente. Segundo ele, na maioria dos casos, o quadro é revertido com medidas clínicas, como jejum, descompressão gástrica com sonda e hidratação parenteral. Nos episódios anteriores, a recuperação foi rápida. Desta vez, porém, foi necessária uma intervenção cirúrgica. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos