Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sexta-feira, 28 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Financiamento

Haddad: consignado privado é resposta aos juros altos

20 de Março de 2025 às 21:30
Ministro considera que a Selic está em um nível elevado
Ministro considera que a Selic está em um nível elevado (Crédito: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL (20/3/2025))

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a proposta do governo para o consignado privado é uma resposta aos juros altos, frisando que a fixação da Selic cabe ao Banco Central independente. Ele concedeu entrevista ontem (20) ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC.

Haddad comentou sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 14,25% ao ano. “Subiu para 14,25% ao ano, o que eu considero uma taxa elevada. Você considera, eu considero, todos que nos ouvem consideram”, disse.

“Quando você faz um projeto como esse crédito consignado, você está estendendo para o trabalhador celetista aquilo que já é direito do aposentado e do servidor público. O crédito pessoal sempre foi muito caro no Brasil, mas muito caro. Mesmo quando o juro era baixo, o crédito pessoal sempre foi caro”, disse o ministro.

Ele defendeu o projeto do consignado privado, que poderá ser contratado a partir de uma plataforma do governo que deve entrar em operação hoje (21). “Apesar do aumento da Selic, nós estamos abrindo um caminho para permitir que você renegocie as suas dívidas a taxas mais civilizadas”, disse.

Haddad ainda argumentou que essa medida vai inibir o superendividamento, ao permitir a migração de um crédito caro para outro mais barato, com taxa de juros menor. (Estadão Conteúdo)