Sorocaba
Escola do Jardim Novo Horizonte está incluída em programa estadual de música
Na região, o ‘Guri na Escola’ também está presente em Votorantim, Itapetininga e São Roque

A escola estadual Profª Genezia Izabel Cardoso Mencacci, no Jardim Novo Horizonte, em Sorocaba, foi a escolhida para implementar o programa estadual "Guri nas Escolas" na cidade. A iniciativa, lançada este mês em Campinas, é fruto de uma parceria entre as Secretarias da Cultura, Economia e Indústria Criativas (Sceic) e da Educação (Seduc) e incorpora a música no currículo escolar.
Além de Sorocaba, na região da Diretoria de Ensino do município, outras 9 cidades estão inseridas na primeira fase do programa: Avaré, Itaberá, Itapetininga, Itapeva, São Manuel, Votorantim, Jumirim, Piraju e São Roque.
As aulas de música abordam desde apreciação musical até composição e improvisação, alinhadas às seis dimensões do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criação, crítica, estética, expressão, fruição e reflexão.
O programa, portanto, buscar desenvolver habilidades como memória auditiva, escuta ativa, coordenação motora e raciocínio lógico, competências que impactam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos em outras disciplinas, como matemática e ciências.
Uma etapa fundamental da iniciativa é a capacitação dos educadores, que participaram do curso "Vivência Musical – Conhecendo o Guri", com o objetivo de familiarizar os professores com a proposta pedagógica do programa.
Ampliação
Conforme a Sceic, o investimento total ultrapassa os R$ 9 milhões, provenientes da Secretaria da Educação. Na etapa inicial são 97 unidades do Programa Ensino Integral (PEI), atendendo cerca de 20.370 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em todo Estado. Contudo, até o final deste ano, serão 200 escolas no total, ultrapassando 42 mil vagas.
O Guri
Com 30 anos de história, o Guri, programa gerenciado pela Organização Social Santa Marcelina Cultura, já formou mais de um milhão de alunos. A cada ano, o programa realiza mais de duas mil apresentações musicais gratuitas, contribuindo para a democratização da arte e da cultura no Estado.
Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) são, ao menos, 15 polos: Capela do Alto, Cerquilho, Tatuí, Tietê, Itapetininga, Salto, São Roque, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Piedade, Pilar do Sul, Sorocaba e Votorantim. Para mais informações do projeto e como participar, basta acessar o site.
Galeria
Confira a galeria de fotos