Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tráfego

Circulação de caminhões na Dom Aguirre é proibida a qualquer hora do dia ou da noite

Quem não respeita a determinação é multado em R$ 130,16; motoristas reclamam da falta de orientação

08 de Abril de 2025 às 21:30
Há placas com aviso espalhadas pela avenida: restrição está em vigor desde 2003, alega a Secretaria de Mobilidade
Há placas com aviso espalhadas pela avenida: restrição está em vigor desde 2003, alega a Secretaria de Mobilidade (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Os motoristas devem ficar atentos às restrições que a Prefeitura de Sorocaba impôs ao tráfego de veículos na avenida Dom Aguirre, uma das principais vias da cidade que margeia o Rio Sorocaba em todo o trecho urbano. Apenas em alguns horários é permitida a circulação de veículos pesados e, ainda assim, é preciso uma autorização. A Secretaria de Mobilidade (Semob) afirma que a proibição vigora desde 2003.

A medida termina que “fica proibido o trânsito de veículos de transporte de cargas, tipo caminhão, articulado, conjugado, caminhão-trator, trator em geral, reboque, semi-reboque, carregados ou não, nas avenidas Dom Aguirre, Carlos Reinaldo Mendes e demais vias urbanas identificadas pela sinalização regulamentadora”.

Apenas caminhões de até 6,30 metros de comprimento (de para-choque a para-choque) estão liberados. Há placas de orientação na Dom Aguirre, como na região com a avenida Juvenal de Campos (sentido zona sul) e outras seguindo para o Parque das Águas (sentido zona norte).

Isso, no entanto, não impediu que o motorista Mauro Antônio de Souza, 56 anos, entrasse ontem (8) na Dom Aguirre e fosse multado. “Logo que cheguei à cidade liguei para a prefeitura e fui informado de que fui multado, de que não havia o que fazer. É complicado, fui jogado pelo GPS na avenida, não quis fazer isso, mas aconteceu. Nunca mais volto para cá”, diz, revoltado. Ele veio de Bragança Paulista entregar produtos alimentícios em um atacadão na avenida Dom Aguirre. Segundo Mauro, em outras cidades você apenas liga na prefeitura, informa os dados do veículo e placa e fica liberado para transitar nas vias.

Multa atrás de multa

As infrações de trânsito também têm irritado Eliane Alciati, sócia-proprietária da Transportadora Alciati, de Itapetininga. Seus motoristas estavam sendo multados há seis meses em Sorocaba, até que ela descobriu a respeito das restrições de circulação e decidiu tomar conhecimento da situação no começo do ano. “Em um primeiro momento, fui informada sobre horários específicos para circular pela prefeitura, mediante uma autorização”, explica.

Uma semana e meia depois, acrescenta Eliane, foi informada de novas mudanças, como uma autorização especial de apenas 48 horas, o que, segundo ela, é inviável para os procedimentos de trabalho. A empresária ainda não sabe como vai proceder.

Só com autorização

A Prefeitura de Sorocaba alega que, tanto para carga quanto descarga, permite a circulação de veículos somente com autorização da Secretaria de Mobilidade (Semob). Uma vez de posse dessa autorização, o motorista pode circular pela avenida entre 9h e 16h e entre 19h de um dia até as 7h do dia seguinte. “A medida contribui para evitar acidentes e outras ocorrências envolvendo veículos pesados, de forma a dar mais segurança a todos que compõem a mobilidade urbana”, explica a prefeitura.

Para pedir a autorização, o mais recomendado pela Semob é fazer a solicitação direto pelo e-mail: autorizacao.semob@sorocaba.sp.gov.br, com o prazo de resposta (casos excepcionais) de até 48 horas.

Quase 13 mil autuações

No ano passado, foram emitidas 12.493 autuações a caminhões que circulavam em local/horário não permitido pela regulamentação estabelecida pela prefeitura. A multa, de R$ 130,16, é de média gravidade e implica no acréscimo de quatro pontos na carteira.

A Semob realiza o monitoramento permanente do sistema viário urbano, seja via rede de câmeras gerenciadas pela equipe do seu Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), ou por ação direta de agentes de trânsito. As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos para análise ampla do sistema viário e fluxo de veículos, dentre outras situações.

Os principais canais de contato com a Semob, para solicitação de serviços ou denúncias são os telefones 118 e (15) 3519-3101; o e-mail semob@sorocaba.sp.gov.br; a Ouvidoria da Urbes, via site www.urbes.com.br ou diretamente na sede da Semob — rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos