Saúde
Médico explica os sintomas da gripe e dá dicas de prevenção

De abril a outubro é a temporada de gripe no Brasil. Isso ocorre nas épocas mais frias do ano, quando as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados, com mais aglomeração, facilitando a propagação do vírus que se espalha pelo ar. Além de sintomas como tosses, espirros e coriza também podem facilitar o contágio. As informações são do médico e coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde de Sorocaba, Alessandro Di Lorenzo.
Ainda conforme o médico, a gripe é uma doença autolimitada e viral que tem cura espontânea em torno de sete dias. Por isso, a pessoa deve se manter hidratada e bem alimentada para que o organismo consiga vencer o vírus por meio do sistema imunológico.
Em casos de desconforto, há remédios para aliviar os sintomas. No entanto, é preciso ter cuidado, pois receitas que prometem aumentar a imunidade, são um mito. “Não existem estudos que comprovem que algo possa aumentar a imunidade”, afirma Lorenzo.
Como forma de prevenção, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município oferecem vacina que, neste momento, é voltada apenas aos idosos (a partir de 60 anos de idade), crianças a partir de seis meses até seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. “Os idosos têm uma alteração do sistema imunológico, ele se torna menos eficiente, então faz com que o organismo fique mais vulnerável a complicações cruzadas por qualquer doença, inclusive pela gripe”, explica Lorenzo. “A vacinação tenta proteger e diminuir a necessidade de internação por complicações.”
Já as crianças não se protegem como os adultos, que costumam cobrir o rosto ao tossir e espirrar e lavam bem as mãos. Por isso, são mais expostas à contaminação, principalmente na escola e também são mais sensíveis. Assim, o vírus da gripe pode evoluir para a bronquiolite que também pode gerar uma internação, acrescenta o médico.
Em Sorocaba, já foram aplicadas 15.990 doses da vacina contra a gripe nos idosos, apenas 1.320 nas crianças e 791 em gestantes, totalizando 18.101 aplicações no total.
CUIDADOS
* Não colocar as mãos sujas na boca ou no nariz
* Manter os ambientes arejados
* Lavar bem as mãos auxiliam a evitar o contágio
Galeria
Confira a galeria de fotos