Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Quinta-feira, 10 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prêmio

Cia. das Letras é a melhor

02 de Abril de 2025 às 22:46
placeholder
placeholder

A 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), que ocorreu na segunda-feira (31), premiou a Companhia das Letras com o Prêmio Bolonha de Melhores Editoras Infantis do Ano (BOP) entre o Caribe, América Central e América do Sul.

A premiação é dividida em seis áreas: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul e Oceania. Criada em 2013 pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em colaboração com a Associação de Editoras Italianas (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA), ela é realizada por meio de uma votação entre editoras.

É a segunda vez que o Brasil ganha nesta categoria. A Cosac Naify, extinta em 2015 (e que reabriu como Cosac Edições, em 2023), ganhou o prêmio em 2013, também na categoria de editoras latino-americanas e caribenhas.

O BOP, como é chamada, possui o intuito de reconhecer as melhores editoras infantis que se destacam pelo trabalho educacional e de qualidade, além da valorização dos aspectos culturais e sociais.

Criada como uma casa de publicação literária em 1986, por Luiz Schwarcz e sua esposa, Lilia Moritz Schwarcz, com o objetivo de oferecer ao Brasil publicações de qualidade, a Companhia das Letras cresceu e inclui 17 unidades de publicação independentes, com uma audiência de leitores de todas as idades e setores. Depois da venda de uma participação majoritária para a Penguin, a Companhia das Letras expandiu os gêneros das publicações, criou novas marcas e hoje é a segunda maior publicadora do País. (Estadão Conteúdo)