Segurança
Pontos de ônibus são monitorados
Câmera atua para identificar mulheres em situação de vulnerabilidade; uma já está em funcionamento

Muitas mulheres já passaram por essa situação: estão em um ponto de ônibus aguardando o transporte público sozinhas e, de repente, começam a perceber que estão sendo observadas. O medo, então, toma conta. Há também casos de pessoas que são roubadas ou são vítimas de violência sexual. Por isso, para minimizar esses casos, Sorocaba contará com 25 pontos monitorados — cinco deles com uma atendente de forma remota. Os demais serão vigiados por inteligência artificial.
Até o momento, a iniciativa está em funcionamento em uma parada localizada na avenida Dr. Armando Pannunzio, na altura do número 26, próximo à Praça Oxford. Segundo a BRT Sorocaba, os outros quatro pontos de ônibus serão ativados no prazo de 60 dias.
O Projeto Parada Amiga foi lançado pela concessionária em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. Baseado em inteligência artificial (IA) e desenvolvido pela equipe de tecnologia da BRT, utiliza câmeras de monitoramento para observar os pontos de ônibus do circuito do BRT, identificando automaticamente situações de vulnerabilidade. O funcionamento, com a presença da atendente, ocorre todos os dias das 19h à 00h30.
A concessionária explica ainda que se uma passageira estiver sozinha, o sistema Parada Amiga é ativado, projetando a imagem de um operador na tela do ponto e estabelecendo uma comunicação visual e sonora. Por meio de uma rede de fibra óptica de alta performance, o operador consegue realizar um acompanhamento, em tempo real, oferecendo apoio e tranquilidade até o momento do embarque no ônibus.
De acordo com Ramon Alcaraz, projetista do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), a presença virtual da operadora proporciona às passageiras um período de espera mais tranquilo e também ajuda a inibir possíveis riscos.
“Nosso desejo é que as mulheres utilizem o ônibus sabendo que dedicamos a elas uma atenção especial de cuidado e solidariedade, reforçando assim o nosso apoio para uma mobilidade urbana mais zelosa”, afirma. “As câmeras instaladas nas paradas realizam a vigilância em tempo real, enviando dados ao Centro de Controle Operacional [CCO] e isso contribui muito para que elas se sintam mais acolhidas enquanto estão no ponto. Com a tecnologia adotada, em situações de vulnerabilidade, podemos auxiliar com ações imediatas. Nossa atenção com elas é diária e, neste mês das mulheres, reforçamos o nosso compromisso.”
Ramon explica ainda que todas as 25 paradas são monitoradas pela IA das 19h até as 5h. Com isso, mesmo que não tenha ninguém, o local estará sendo visto pelo CCO. “Estaremos vendo todas as movimentações e, como temos um sistema inteligente, conseguimos cruzar dados rapidamente. Então, teremos uma operação amplamente monitorada.”
Mais tranquila
Emily Rosa, 23 anos, utiliza o ponto de ônibus localizado na avenida Armando Pannunzio com frequência, inclusive, após às 19h. Ela conta que já viu a presença da atendente de forma remota no local e isso a deixou mais tranquila. “Agora me sinto mais protegida, porque eu sempre estou sozinha aqui. Com alguém olhando, é uma segurança a mais, principalmente aqui que passa bastante pessoas alcoolizadas”, comenta.
Funcionamento
Por enquanto, a Parada Amiga funciona somente em um ponto, mas a ampliação deve ocorrer nos próximos 60 dias. Ao todo, cinco pontos contarão com a presença de uma atendente do Centro de Controle Operacional. A profissional observa o local e também pode ser vista pelos passageiros por meio de um monitor instalado no ponto de ônibus. A equipe conta com mais de 20 operadores que trabalham em diferentes turnos. As paradas restantes serão monitoradas por Inteligência Artificial.
Segundo a concessionária, duas paradas devem ser contempladas pelo monitoramento da IA em cada corredor BRT (Leste, Oeste, Centro, General Osório, Binário e Comendador Pereira Inácio). Os locais foram definidos de acordo com um mapa de incidentes e situações de vulnerabilidade.
Algoritmos
O projetista Ramon Alcaraz explica que o sistema inteligente utiliza algoritmos que monitoram os locais por meio de câmeras 24 horas por dia e, quando identifica uma mulher em situação de vulnerabilidade, avisa aos operadores que acompanham o perímetro da parada. No Centro de Controle Operacional é exibida a foto da situação e emitido um aviso sonoro. O algoritmo também reconhece outras situações de alerta.
A concessionária destaca que, por ora, não há expectativa de ampliação da iniciativa, além das 25 paradas já determinadas, pois, neste momento, está dedicada ao pleno funcionamento do projeto, à receptividade das passageiras e à autonomia do sistema.
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