Dengue
Moradores denunciam terrenos com sujeira

Os moradores da Vila Adélia, região da Vila Santana, denunciam a falta de limpeza e roçagem em terrenos do bairro. As queixas são de áreas privadas com mato alto e animais, como aranhas e escorpiões. Há preocupação com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os moradores tomam medidas preventivas, como telas nas janelas, panos embaixo das portas e ralos tampados.
A aposentada Evanir Aparecida de Aquino, de 77 anos, disse que fez uma denúncia à Prefeitura de Sorocaba sobre terrenos ao lado de sua casa. Em um período de 15 dias, encontrou duas vezes aranhas dentro de casa, mesmo com as devidas proteções. O pedido foi atendido e a moradora acredita que “se cada um fizer a sua parte todo mundo vive bem” .
Por outro lado, outros terrenos, na rua Joana Maria Pereira, também na Vila Adélia, aguardam uma solução. “Eu já peguei dengue duas vezes, meu pai já pegou e já encontramos escorpião na oficina”, conta Juan Azevedo Kriguer de Lima, de 24 anos, mecânico. Sobre a queixa nessa rua, a Prefeitura de Sorocaba informou que “tomará as medidas cabíveis em relação ao caso mencionado na reportagem o mais breve possível”.
Quando o terreno é da prefeitura, as equipes de limpeza e roçagem vão até o local para efetuar o serviço, menciona a administração municipal. Mas, em casos de terrenos particulares, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) tem equipes de Fiscalização que realizam vistorias para notificar os proprietários para que efetuem a limpeza e conservação. Em caso de descumprimento, os donos são multados.
Denúncias de terrenos sujos devem ser encaminhadas pelo link http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. Também estão disponíveis o telefone 156 e o WhatsApp (15 99129-2426), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM) por meio do telefone 153. (Thaís Verderamis)