Poeta
Renato Russo completaria 65 anos caso estivesse vivo

Se estivesse vivo, Renato Russo, músico que, para muitos, é considerado o maior poeta do rock brasileiro, completaria nesta quinta-feira (27) 65 anos. Sua morte precoce em 1996, aos 36 anos, encerrou um legado artístico.
Uma pista sobre como estaria Renato Russo, caso estivesse presente neste aniversário, é dada pela própria irmã do músico, Carmen Teresa. “Na minha opinião, acho que ele já teria largado a música há muito tempo. Acho que ele estaria fazendo outra coisa”, disse.
“Renato já vinha se sentindo cansado desse sistema mercadológico todo; da pressão dos contratos; dos shows, das turnês e do palco, onde ele sentia um certo desconforto de estar porque tinha medo, apesar de, depois, quando começava o show, ele realmente se sentir bem”, completa a irmão do compositor.
Amigo de longa data de Renato Manfredini Júnior, nome que consta da certidão de nascimento de Renato Russo, Marcelo Beré, integrante do premiado Circo Teatro Udi Grudi, diz acreditar que, do ponto de vista profissional, o poeta roqueiro teria ampliado seus horizontes para outras áreas. Em especial, para a literatura e o cinema.
“Renato escrevia compulsiva e compulsoriamente, uma vez que o terapeuta dele o instruiu a escrever pelo menos uma página por dia em seu diário. Ele, no entanto, escrevia bem mais do que isso, e dizia que tinha a intenção de fazer um livro.”
Em tom de brincadeira, Beré chega a dizer que “certamente o Renato estaria entre os candidatos à Academia Brasileira de Letras ou algo do tipo”, caso tivesse dado continuidade à ideia de se tornar escritor. “Não tenho dúvida de que ele estaria fazendo algo relacionado à escrita”, disse Marcelo.
Composições
A obra deixada por Renato Russo é ampla, abordando temas diversos, sempre valorizando a poética nas letras de suas músicas, entre elas as mais celebradas por seus fãs: Tempo Perdido; Será; Pais e filhos; Quase sem querer; Por enquanto; Eduardo e Mônica; Montecastelo; Que país é este; Música Urbana; Eu Sei e Ainda é Cedo. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)