Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 31 de Março de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Caminhada ecológica em Sorocaba

27 de Março de 2025 às 22:07
.
. (Crédito: ARQUIVO/SECOM)

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Saae de Sorocaba realizam neste sábado (29), a partir das 9h, a Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba, com saída da praça Olinda Alves Mendes. A atividade, que inclui um mutirão de limpeza, acontecerá entre a praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, encerrando as comemorações pelo Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). Durante o evento, servidores do Saae e da Sema, junto a voluntários, irão recolher resíduos descartados irregularmente, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os impactos do lixo no rio.

Nova unidade...

Uma nova unidade do Sebrae Aqui foi inaugurada na terça-feira (25) no Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP). Com atendimentos gratuitos e especializados para Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, o posto terá como foco a temática da inovação e contará com o suporte da equipe do Centro de Empreendedorismo FACE, que já realiza serviços de mentoria e atividades abertas à comunidade, ligadas ao tema.

...de serviços

As unidades Sebrae Aqui oferecem atendimento gratuito e especializado para MEIs, micro e pequenas empresas, com orientações sobre abertura, encerramento e crescimento dos negócios. Além disso, são disponibilizados serviços exclusivos para MEIs, como parcelamentos e emissão de boletos, bem como palestras, oficinas e cursos voltados para quem deseja iniciar ou expandir sua empresa.

Salva-vidas

O Projeto de Lei 4630/24, em discussão na Câmara dos Deputados, torna obrigatória a presença de salva-vidas em estabelecimentos de hospedagem com mais de 70 quartos e áreas aquáticas, como piscinas e lagos. Hotéis, resorts e condomínios deverão garantir que ao menos um salva-vidas esteja presente durante o horário de funcionamento, uniformizado, equipado e em local visível, além de promover sinalização adequada com normas de segurança. O descumprimento resultará em advertência, multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil, dependendo da gravidade e reincidência, ou suspensão temporária do alvará de funcionamento. Para se tornar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Ônibus

O vereador Alexandre da Horta (Solidariedade), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27), solicita ao Executivo informações sobre uma possível alteração no ponto final do ônibus da linha que atende o bairro Genebra. De acordo com Horta, devido a uma obra, os usuários dessa linha precisarão percorrer uma distância de três a quatro quilômetros a mais. No requerimento, o vereador questiona ao Executivo se haverá alteração no ponto final do ônibus que atende o bairro Genebra e, caso a resposta seja afirmativa, se é possível atender à solicitação dos usuários da linha, mantendo o itinerário atual, para não prejudicar as pessoas que dependem desse ponto final.