Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 19 de Abril de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital municipal de Sorocaba será erguido em área do antigo Matadouro

01 de Agosto de 2020 às 00:01

Prefeitura define nova área para hospital Local pertence ao município e é onde está o antigo matadouro. Crédito da foto: Fábio Rogério (31/7/2020)

A Prefeitura de Sorocaba definiu a área do antigo matadouro municipal como local para a construção do hospital municipal. É o terceiro local definido pelo Poder Público desde 2012, quando a construção da unidade de saúde passou a fazer parte da agenda eleitoral dos candidatos ao Paço. Antes da escolha, o local era a antiga garagem da TCS, na avenida Ipanema, zona norte.

A reportagem teve acesso à ata de reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), bem como ao documento onde o secretário de Governo de Sorocaba, José Marcos Gomes Júnior, pede à Secretaria de Saúde (SES), que providencie, com urgência, a manifestação do Conselho Municipal de Saúde sobre a mudança.

No documento, de 7 de julho, Junior, além de explicar sobre o processo de compra do imóvel da TCS, afirma que “há de se reconhecer, contudo, que a oitiva do Conselho Municipal de Saúde é medida que se impõe”, ou seja, deve ocorrer de forma obrigatória.

A reunião ocorreu 13 dias depois do pedido do secretário e na ata há detalhes sobre a mudança: “Assim, a atual área na avenida Ipanema será destinada ao BRT, onde a empresa responsável pagará pela cessão onerosa da área, gerando receita ao município”, portanto com definições sobre a destinação da antiga garagem da TCS.

[irp posts="273599" ]

 

Após algumas dúvidas serem levadas à tona, a mudança foi colocada em votação. André Antônio Fonseca Diniz, Eduardo Luis Cruells Vieira e Milton Carlos Sanches votaram contra. Houve uma abstenção. Houve tentativa de postergar a decisão, que não foi aceita pela maioria.

Após a reunião, membros do CMS reclamaram do encontro ter ocorrido de forma presencial, em meio às recomendações de isolamento social, por exemplo. Alguns citaram que o fato favoreceu a aprovação da mudança, tendo em vista que grande parte dos que estavam presentes é membro do Executivo.

O local, na avenida Ipanema, foi comprado pela Prefeitura de Sorocaba ainda na gestão do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) por R$ 13 milhões. Avaliação de 2018 mostrava que o local já valia mais de R$ 20 milhões. Em março de 2019, a tentativa de transferir o local para ser garagem do BRT foi barrada pela Câmara de Sorocaba.

No local onde se pretende construir o hospital municipal, na rua Paes de Linhares, há o prédio do antigo matadouro, que é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio (CMDP) desde 1996. Na Câmara de Sorocaba, a mudança é alvo de questionamento por parte da vereadora Fernanda Garcia (Psol).

[irp posts="264389" ]

 

Decreto

Não bastasse toda a situação, em 23 de abril de 2019, o então prefeito José Crespo (DEM), declarou de utilidade pública, a fim de ser construído hospital municipal de Sorocaba, um terreno de 40 mil metros quadrados na região onde se localiza a Arena Multiúso e o Novo Regional Adib Jatene.

Questionado sobre detalhes do novo hospital, o Executivo afirmou que “apesar do assunto ‘hospital municipal’ ter passado em reunião pelo Conselho Municipal de Saúde, ainda não há uma definição, pois o projeto está em fase de análise pelo Poder Público”.

A Prefeitura de Sorocaba não respondeu o porquê da escolha do local, por qual motivo a questão foi submetida ao Conselho de Saúde em meio à pandemia e se o decreto assinado pelo então prefeito José Crespo ainda está em vigor. (Marcel Scinocca)