Consumo
Energia elétrica fica mais barata em oito cidades da RMS
As contas de energia elétrica nos oito municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) atendidos pela Neoenergia Elektro estão 5,64% mais baratas. A redução está valendo desde ontem (27), quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no País, definiu as novas tarifas do setor para os 3 milhões de clientes atendidos pela empresa. A medida abrange um total de 228 cidades, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul.
Para os clientes de baixa tensão, que inclui os residenciais e pequenos comércios, a redução média será de 5,60%. Os clientes de média e alta tensão, que são indústrias e grandes comércios, terão redução de 5,72%. Na RMS, os municípios atendidos pela Elektro são Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Tapiraí, Tatuí e Tietê.
De acordo com a Aneel, a diminuição da tarifa se deve à queda nos custos com encargos setoriais (-2,94%) e transmissão (-1,95%). O valor que é repassado para a distribuidora, chamado de parcela B, contribuiu com 0,21% para o reajuste total do preço para o consumidor final.
Uma conta de energia é composta por custos além do serviço de distribuição, e parte deles não são gerenciados pela Neoenergia Elektro, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. (Da Redação)