Buscar no Cruzeiro

Buscar

Consumo

Energia elétrica fica mais barata em oito cidades da RMS

27 de Agosto de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Redução média de 5,64% vale para Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Tapiraí, Tatuí e Tietê
Redução média de 5,64% vale para Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Tapiraí, Tatuí e Tietê (Crédito: ARQUIVO / JCS)

 

As contas de energia elétrica nos oito municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) atendidos pela Neoenergia Elektro estão 5,64% mais baratas. A redução está valendo desde ontem (27), quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor elétrico no País, definiu as novas tarifas do setor para os 3 milhões de clientes atendidos pela empresa. A medida abrange um total de 228 cidades, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul.

Para os clientes de baixa tensão, que inclui os residenciais e pequenos comércios, a redução média será de 5,60%. Os clientes de média e alta tensão, que são indústrias e grandes comércios, terão redução de 5,72%. Na RMS, os municípios atendidos pela Elektro são Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Tapiraí, Tatuí e Tietê.

De acordo com a Aneel, a diminuição da tarifa se deve à queda nos custos com encargos setoriais (-2,94%) e transmissão (-1,95%). O valor que é repassado para a distribuidora, chamado de parcela B, contribuiu com 0,21% para o reajuste total do preço para o consumidor final.

Uma conta de energia é composta por custos além do serviço de distribuição, e parte deles não são gerenciados pela Neoenergia Elektro, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. (Da Redação)