Olha o passarinho
Chupa-dente

Nome popular: Chupa-dente
Nome científico: Conopophaga ineata (Wied, 1831)
Olá, pequeno observador da natureza! Já imaginou uma ave pequenina que parece estar sempre em busca de aventuras nas florestas? É o chupa-dente, um passarinho curioso com um nome bem diferente e um comportamento encantador. Ele vive escondidinho entre as árvores, onde constrói seu ninho, cuida de sua família e nos ensina a importância de proteger a natureza. Vamos conhecer mais sobre esse pequeno morador das nossas matas e descobrir como podemos ajudá-lo a continuar alegrando as florestas?
Observe a foto! Possui as costas e asas marrons, o peito e garganta alaranjados e barriga acinzentada com uma faixa esbranquiçada, que se estende da barriga até o peito. Sua sobrancelha é larga e cinza. O macho tem um tufo de penas brancas brilhantes atrás dos olhos, que parece um enfeite especial. Mede entre 11 e 14 centímetros.
Vive em florestas úmidas e sombreadas, principalmente no interior ou nas bordas da mata, onde há muita vegetação baixa e galhos caídos. Esse passarinho tem um apetite curioso: ele se alimenta de formigas, cupins, besouros, aranhas, lagartas, moscas, baratinhas e até escorpiões! De vez em quando, come também frutinhas e, em casos raros, já foi visto dando um sapo pequenininho para seu filhote! Ele caça bem pertinho do chão, entre folhas secas e raízes. Tem um canto curioso que parece que está chupando a saliva entre os dentes, por isso ele tem esse nome, chupa-dente.
Constrói um ninho baixinho, perto do chão, em galhos, moitas ou folhas grandes. O ninho é pequeno e leve, feito com folhas, musgos e fibras da floresta. A fêmea põe normalmente dois ovinhos, de cor clara com manchinhas. Ambos os pais se revezam para chocar os ovos por duas semanas e, quando os filhotes nascem, continuam cuidando e alimentando-os por mais duas semanas até que estejam prontos para voar.
Você sabia que o chupa-dente tem um truque genial para proteger seus filhotes? Quando algum predador se aproxima do ninho, um dos pais finge que está machucado, com a asa quebrada, e vai se arrastando pelo chão para atrair a atenção do inimigo. Ele faz isso para enganar o predador e afastá-lo do ninho. Depois que o perigo passa, ele voa rapidinho de volta! O nome desse “fingimento” é comportamento da asa quebrada ou de distração. Não é demais essa estratégia de super-herói da natureza?
Faça sua parte: Para que o chupa-dente continue alegrando nossas florestas com sua presença e seu canto curioso, é muito importante que a gente cuide bem da natureza. Podemos ensinar as pessoas que temos de conservar as matas, evitar o uso de agrotóxicos que matam os insetinhos que ele come e também que precisamos plantar árvores e cuidar das áreas verdes perto de nossas casas. Assim, garantimos um lar seguro e cheio de vida para essa ave incrível!
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)