Poder Legislativo
Audiência na Câmara debate o Plano Diretor 2024 de Sorocaba
Objetivo da audiência é envolver diversos setores da sociedade nessa importante discussão
Uma audiência pública foi realizada nesta sexta-feira (4) na Câmara para debater a revisão do Plano Diretor 2024, por iniciativa dos vereadores Ítalo Moreira (PSC) e Iara Bernardi (PT), e reuniu representantes de diversos setores da sociedade sorocabana.
A mesa de honra foi composta pelos vereadores proponentes, a vereadora Fernanda Garcia (Psol), a arquiteta Sandra Lanças do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o professor André Cordeiro, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a conselheira Silvana Dudonis, do Conselho da Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (Causp), e o professor Vital Dias, da Universidade de Sorocaba (Uniso).
Iara disse que o objetivo da audiência é envolver diversos setores da sociedade na discussão do novo Plano Diretor.
Ítalo enfatizou a necessidade de pensar em Sorocaba como uma cidade que abriga múltiplas cidades, com características específicas em cada região, a serem preservadas, além de fomentar o desenvolvimento de áreas como a região central. “Temos como exemplo o conceito Cidade 15 Minutos, que visa construir cidades de forma que a maioria das necessidades e serviços diários estejam localizados a 15 minutos a pé ou de bicicleta”, explicou.
A reunião contou ainda com a participação de associações de moradores, Conselho Municipal de Planejamento, Associação Comercial de Sorocaba, Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sorocaba, Observatório Social do Brasil, Sorocaba - Movimento de Preservação Ferroviária, Sindicato dos Rodoviários, Sindicato dos Metalúrgicos e Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec). (Wilma Antunes)