Pesquisa
Desaprovação do governo Lula aumenta para 56%
Maioria avalia que gestão atual é pior do que a de Jair Bolsonaro

Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada ontem (2) sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra que 43% dos eleitores acham a gestão do petista pior do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os que acham o atual mandato melhor que o do capitão reformado são 39%. Para 15%, os dois são iguais e 3% não souberam responder.
O cenário mudou em relação à última pesquisa feita pela Genial/Quaest em dezembro sobre o tema. Naquele levantamento, 42% achavam o governo de Lula melhor que o de Bolsonaro, enquanto 37% preferiam o do ex-presidente. Os que achavam as gestões iguais eram 20% e outros 3% não souberam responder.
A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.
O levantamento da Genial/Quaest mostrou que a aprovação do governo Lula voltou a cair e atingiu o pior patamar desde o início da gestão em janeiro de 2023. Os que desaprovam a gestão são 56%, enquanto 41% aprovam. Outros 3% não souberam responder.
Os piores índices de Lula aparecem na região Sul, na qual são 64% os que desaprovam, contra apenas 34% os que aprovam. Em janeiro de 2025 eram 59% os que desaprovavam 49% os que aprovavam. Em seguida aparece a região Sudeste, na qual o índice de desaprovação saltou de 53% para 60%. Enquanto isso, a aprovação encolheu de 42% para 37%. Entre osnordestinos, são hoje 52% os que aprovam Lula, contra 59% que diziam o mesmo em dezembro do ano passado. Enquanto isso, a desaprovação passou de 37% para 46%.
Já em relação à avaliação do governo, 41% consideram negativa a gestão de Lula, 27% avaliam como positiva e outros 29% apontam o Executivo como regular. Outros 3% não souberam responder.
Para 53% dos brasileiros, a terceira gestão de Lula na Presidência é pior que as duas anteriores (2003-2010). Outros 23% acham que ela é igual às anteriores e 20% consideram ela como a melhor. Os eleitores que não souberam responder somam 4%.
A pesquisa aponta ainda que 56% dos eleitores consideram que o Brasil está indo na direção errada, aumento de seis pontos porcentuais em relação a janeiro e o pior resultado obtido pelo governo Lula - a série histórica do levantamento começou em junho de 2023.
A parcela dos entrevistados que avalia que o País está na direção correta caiu de 39% para 36%. Não souberam ou não responderam 8%. (Estadão Conteúdo)